Scones doces e salgados: um lanche fácil e saboroso

Scones doces e salgados: um lanche fácil e saboroso

Scones doces e salgados: um lanche fácil e saboroso

Deliciosos scones doces e salgados caseiros, uma combinação cheia de sabor. São ideais para acompanhar um rico pequeno-almoço ou para um lanche, uma proposta diferente.

Poderíamos dizer que são versáteis, porque se adaptam às diferentes ocasiões que temos, aliás são perfeitos no café da manhã. Quer façamos os clássicos ou incorporemos alguma outra variante, com queijos, passas, frutas, entre outros sabores.

O melhor é que é uma receita fácil e simples, não requer muitos ingredientes ou demora muito. Podem ser comidos frios ou quentes e acompanhados da bebida que mais gostamos.

Sem demora, vamos ver abaixo a receita com os ingredientes básicos e o passo a passo de todo o seu preparo:

>>Croquete de queijo com verduras; uma ótima opção para as crianças

Ingredientes

  • 240 g. Farinha de trigo
  • 60 g de Açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 3 colheres de chá fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • 2 gemas
  • 50 ml de leite

>>Panna Cotta de Morango: uma sobremesa deliciosa com 4 ingredientes

Preparação

1) Começamos peneirando para uma tigela a farinha, também o açúcar, uma pitada de sal e as 3 colheres de chá de fermento em pó.

2) Em seguida juntamos a manteiga fria mas com a ajuda de um garfo desfazemos até chegar a um granulado médio grosso.

3) No próximo passo, fazemos um furo no centro e adicionamos o ovo, as 2 gemas previamente batidas e as 3 colheres de leite.

4) Depois juntamos todos os ingredientes mas sem amassar, este passo é fundamental para obter a textura certa para os scones.

5) Agora é a hora de esticar a massa, podemos fazer com as mãos mas também com a ajuda de um rolo de massa até ficar com uns 2 centímetros de espessura, aproximadamente.

6) Nesta etapa começamos a modelar os scones e para isso, procedemos ao corte de forma arredondada com o auxílio de um cortador de massa se tivermos, ou com outro utensílio útil. A chave é que eles têm o mesmo ou o mesmo diâmetro.

7) Para finalizar, coloque os scones separados uns dos outros sobre uma assadeira previamente untada, pincele também com mais uma gema de ovo ou leite por cima.

8) Por fim, levamos ao forno pré-aquecido a 180º C, por aproximadamente 12 minutos ou até o vermos cozido.

Quando retirarmos do forno, deixe esfriar um pouco e pronto para ser degustado como você quiser!

>>Confira uma receita saborosa de bolo de tapioca sem forno