Segredos e propriedades do tamarindo para ter uma pele bonita

O extrato de tamarindo tem segredos que podem ser usados para tratar acne, estrias ou rugas, conheça as propriedades da fruta. O tamarindo é uma árvore de folha larga que produz um fruto conhecido por ter alta concentração de antioxidantes e essa característica o torna um importante amigo da pele. Agora vamos falar sobre todos os segredos e propriedades do tamarindo para uma pele bonita.

Os segredos e propriedades do tamarindo para ter uma pele bonita

A árvore do Tamarindo produz vagens semelhantes a feijão cheias de sementes cercadas por polpa fibrosa. Esta fruta pode ser usada para tratar muitos problemas de pele, desde a hiperpigmentação até a prevenção de rugas, que listamos abaixo, uma a uma.

Anti-envelhecimento

O tamarindo que podemos comprar em algumas farmácias, herbalistas e online, é muito útil para prevenir os sinais de envelhecimento. Por quê? Fornece ácido hialurônico, um polissacarídeo natural do corpo, muitas vitaminas (C, A, E, B e K) e minerais amigos da pele, como ferro, magnésio, fósforo, cobre, potássio, selênio e zinco.

Essas substâncias têm ação antienvelhecimento. Além disso, é rico em proantocianidinas oligoméricas (OPC), antioxidantes que também possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas. Eles ajudam a estabilizar e sintetizar o colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade da pele.

Deixa a pele radiante

É uma fonte de alfa-hidroxiácidos, ou AHAs, que são ácidos naturais encontrados em algumas frutas. Os alfa-hidroxiácidos são ótimos para a saúde da pele, principalmente porque ajudam a remover as células mortas da pele, revelando uma pele clara e brilhante por baixo.

Previne estrias

As estrias ocorrem devido a flutuações repentinas no peso. Os AHAs atuam a nível celular, estimulando a produção de colágeno e consequentemente tornando a pele mais elástica.

Esfoliar a pele

A presença de alfa-hidroxiácidos também permite que a pele seja esfoliada, removendo as células mortas e estimulando a regeneração celular. Isso torna a pele mais receptiva aos ingredientes ativos presentes nos cremes.

É hidratante

As sementes de tamarindo são ricas em polissacarídeos (termo científico para uma longa cadeia de moléculas de açúcar) xiloglucanos. Os xiloglucanos ajudam a reter a umidade da pele e melhorar sua elasticidade.

Neutraliza as manchas da pele

Os AHAs presentes nos tamarindos, como ácido málico, ácido tartárico, ácido lático e ácido cítrico, não são apenas dermatologicamente seguros, mas também são úteis para clarear manchas (hiperpigmentação) e combater manchas causadas pela superexposição à luz solar.

Ajuda contra acne

O tamarindo é rico em vitamina A e vitamina K, substâncias importantes para combater a acne. Além disso, contêm ácido linoleico e oleico, que regulam a produção de sebo.

Como usar o tamarindo

O tamarindo é de natureza ácida e pode não ser adequado para peles sensíveis. Portanto, evite colocar polpa de tamarindo concentrada em seu rosto, mas dilua-a com um óleo transportador (como óleo de amêndoa) ou leite. Além disso, será bom fazer um teste em uma pequena área: se sentir uma sensação de queimação, enxágue imediatamente.