Sem desperdício! 5 cascas de frutas que podem ser usadas como remédios

Sem desperdício! 5 cascas de frutas que podem ser usadas como remédios
Sem desperdício! 5 cascas de frutas que podem ser usadas como remédios. Fruto: Pixabay

Sem desperdício! 5 cascas de frutas que podem ser usadas como remédios

Quando cozinhamos, é muito comum descascarmos frutas, verduras, tubérculos e, em seguida, jogarmos as cascas no lixo. No entanto, após anos de estudo, pesquisadores de diferentes universidades dedicaram teses inteiras a analisar as propriedades de cascas, como abacaxi, laranja, coco, pepino, batata, nozes e etc… encontrando diferentes usos para elas. Terapêuticas em vez de resíduos.

Entre seus usos incluem-se os cuidados com a pele, a limpeza do sistema digestivo e até a perda de peso. Tudo, desde a aplicação direta dessas cascas na pele ou do esmagamento antes do consumo, como é o caso da casca de abacaxi, que é um poderoso remédio para emagrecer se for preparada em forma de infusão, para aproveitar ao máximo todas as suas propriedades, diuréticas e hidratantes.

>>Bolo de caneca em 3 minutos! A receita perfeita para uma sobremesa saudável

Outras cascas, como a casca do coco, por exemplo, são utilizadas na construção de diversos materiais como isolantes térmicos e acústicos e alguns artefatos da indústria têxtil, graças à sua fibra. Já o pepino possui propriedades que podem ser absolutamente benéficas para a pele e auxiliam na sua regeneração ou limpeza de forma eficiente e econômica ao invés de gastar com tantos cremes e produtos que poderiam sair mais caros no supermercado.

Portanto, desta vez, trazemos a você uma lista poderosa de alimentos, cujo desperdício pode se transformar em ouro na busca de uma vida natural e autossustentável.

>>Exagerou no álcool? 5 bebidas para combater a ressaca do fim de semana

Casca de coco

O coco é uma fruta tropical que guarda um vasto tesouro nutricional. Dela vem a deliciosa água de coco, óleos aromáticos e terapêuticos. Sua casca também pode ser usada para fins medicinais, chá de coco, para aliviar dores de rins. Basta colocar a fibra de coco em uma panela com água, fervê-la por no máximo 15 minutos em fogo baixo e depois beber a infusão por uma semana sem ultrapassar os 3 copos por dia. Além disso, a casca do coco pode ser utilizada no cultivo de hortaliças como fertilizante e é especialmente nutritivo para orquídeas. A fibra que sobra depois de ser processada para outros usos e as folhas de palmeira podem ser utilizadas na alimentação do gado em épocas de seca.

Casca de laranja

A laranja é uma das frutas mais energéticas, frescas e com vitaminas que você pode encontrar. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e sua pele não é exceção. Isso pode ser usado para tratar tosses ou repelir mosquitos. Para a primeira, basta ferver a água em um balde de alumínio e depois adicionar a casca de 2 laranjas. Depois de 10 minutos, você pode servir e beber se quiser com um pouco de mel ou açúcar e verá como a tosse passa. Para espantar os mosquitos, basta descascar uma laranja e pendurar as tiras de casca nas janelas e elas não se aproximam, porque os cítricos os repelem.

>>Medicamentos ficam até 4,88% mais caros a partir desta semana

Casca de batata

Quando fazemos qualquer receita com batata, é muito comum que a descasquemos e essa casca vá para o lixo. Mas isso com certeza não vai acontecer com você de novo, depois de ler isso, porque a casca de batata tem muitas propriedades se ingerida, como regular a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e muitas outras coisas. No entanto, se aplicado diretamente na pele, pode ajudar a remover cravos e oleosidade do rosto. Basta esmagar as cascas, aplicar o sumo. Deixe por 20 minutos e remova lavando o rosto com água morna.

Casca de pepino

Sabemos que o pepino é outra fruta maravilhosa. No entanto, a sua casca pode ser um dos melhores remédios para a pele , pois graças às suas propriedades adstringentes do pepino, pode ajudar a impedir o aparecimento de borbulhas e outras imperfeições da pele. Se você decidir descascar um pepino para uma salada, lembre-se de que pode reutilizar a casca para colocá-la sobre os olhos por 10 minutos. O que vai acontecer é que vai esvaziar suas pálpebras e fazê-lo pelo menos 2 vezes por semana irá reduzir suas olheiras.

>>6 alimentos que o ajudarão a acalmar a raiva produzida pelo estresse

Casca de abacaxi

O abacaxi também está entre os favoritos das pessoas que procuram perder peso. Se a própria fruta é eficaz, imagine a casca! Isso é usado para preparar um chá, que é considerado um dos mais eficientes para queimar gordura e, portanto, perder peso. Basta ferver um litro de água e quando começar a ferver junte a casca  previamente lavada. Deixe ferver por mais 5 minutos. Coe e sirva sem açúcar.

Veja mais