Senado vota auxĂlio de R$ 600 a trabalhadores informais nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (30/3), o Senado votará o pagamento de um auxĂlio emergencial por trĂŞs meses, no valor de R$ 600, destinado aos trabalhadores autĂ´nomos, informais e sem renda fixa.
Na tarde da Ăşltima sexta-feira (27), o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou a votação para o inĂcio da prĂłxima semana em postagem no Twitter. Alcolumbre está se recuperando apĂłs testar positivo para o novo coronavĂrus em sua ausĂŞncia, o senador e vice-presidente da Câmara, Antonio Anastasia (PSD-MG) que tem presidido as sessões remotas.
A sessĂŁo está prevista para ocorrer Ă s 16h. Horas antes, pela manhĂŁ, os lĂderes se reunirĂŁo, tambĂ©m remotamente, para discutir outras votações prioritárias da semana.
Pelas manifestações de senadores nas redes sociais, a expectativa Ă© que a medida seja aprovada sem objeções. O vice-lĂder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), e o lĂder da minoria, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por exemplo, se manifestaram favoráveis Ă votação e sua aprovação. AlĂ©m deles, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e os senadores Veneziano Vital do RĂŞgo (PSB-PB) e EsperidiĂŁo Amin (PP-SC) tambĂ©m se manifestaram favoráveis.
Sobre o auxĂlio
Na Ăşltima quinta-feira (26) o auxĂlio emergencial foi aprovado na Câmara dos Deputados. O benefĂcio Ă© voltado para os trabalhadores informais (sem carteira assinada), Ă pessoas sem assistĂŞncia social e Ă população que desistiu de procurar emprego. A medida Ă© uma forma de amparar as camadas mais vulneráveis Ă crise econĂ´mica causada pela disseminação do novo coronavĂrus (Covid-19) no Brasil e o auxĂlio será distribuĂdo por meio de vouchers (cupons).