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Servidor já pode fazer prova de vida digital; Confira o passo a passo

 

Servidor já pode fazer prova de vida digital; Confira o passo a passo
Servidor já pode fazer prova de vida digital; Confira o passo a passo

Servidor já pode fazer prova de vida digital; Confira o passo a passo

O governo federal liberou a prova de vida digital para 700 mil servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da administração pública que precisam apresentar o documento todos os anos.

O serviço começou a atender todos os servidores públicos depois de passar por todas as etapas da fase de testes.

A fase piloto – que aconteceu entre novembro de 2020 e abril de 2021– foi realizada por cerca de 10 mil aposentados, pensionistas e anistiados, beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social. Hoje, esse número já passou de 15 mil pessoas.

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A prova de vida digital permite que o servidor público apresente a comprovação sem o comparecimento presencial à agência bancária, em meio à pandemia do novo coronavírus. O documento é necessário para manter o benefício previdenciário.

O serviço pode ser acessado por meio do aplicativo sougov.br, canal de atendimento recém-lançado pelo governo federal, exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados em substituição ao aplicativo Sigepe Mobile.

Confira o passo a passo para fazer a prova de vida digital

A Prova de Vida é realizada por meio da validação facial. Para realizar o procedimento é necessário ter acesso ao gov.br, instalar, em seu celular, o aplicativo SouGov.br e o aplicativo Meu gov.br.

Após instalação dos aplicativos, siga o passo a passo e realize a sua prova de vida.

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1º Passo:

Acesse o aplicativo SouGov.br e, na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a sua situação está “Regular”, “Pendente” ou “Em Atraso”.

2º Passo:

Podem aparecer três situações na tela:

Regular: significa que você não precisará realizar o procedimento de comprovação da Prova de Vida.

Pendente: significa que você está dentro do ciclo, de três meses, para realizar a Prova de Vida.

Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

Em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim.

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Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

3º Passo:

Leia com atenção as orientações e depois clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”, para ser direcionado para o aplicativo Meu gov.br.

4º Passo:

No aplicativo “Meu gov.br”, clique em “Entrar com gov.br”. Digite o seu CPF e clique em “Avançar”, em seguida, digite sua senha e clique em “Entrar”.

5º Passo:

Clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”.

6º Passo:

Clique em “Permitir”.

7º Passo:

Siga o tutorial ou clique em “Pular”.

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8º Passo:

Siga as instruções do aplicativo para realizar a Validação Facial e depois clique no botão marcado para tirar foto.

9º Passo:

Após receber a mensagem de sucesso da Validação Facial, volte ao aplicativo SouGov.br para consultar a situação da sua Prova de Vida.

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