Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Campanha vacina cães e gatos contra raiva neste sábado (28) em Simões Filho

Foto: Reprodução

Neste sábado (28/10) das 09h às 12h será realizada uma campanha de vacinação antirrábica no largo do Cia 1, em frente ao Centro Comercial, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador (RMS).

A raiva é uma zoonose (doença transmitida pelos animais ao homem) de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no país, a vacinação é a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos.

De acordo com o deputado Marcell Moraes (PV), idealizador da campanha e defensor da causa no estado da Bahia, o intuito dessa campanha é evitar que essa doença se prolifere, podendo atingir até mesmo os humanos.

‘’É de suma importância a vacina contra raiva. Além de proteger a saúde do animal, evita também a contaminação para seus donos e a proliferação da doença. Fico muito preocupado com a situação dos bichos na cidade de Simões Filho e por isso, estou levando inúmeros benefícios e lutando para a melhoria de vida desses seres que merecem todo o nosso cuidado e preocupação”, afirma o parlamentar.

Contágio e sintomas

A transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus e que esteja eliminando-o pela saliva. Há duas formas de raiva canina: a furiosa, que se caracteriza por inquietação, tendência ao ataque, anorexia pela dificuldade de deglutição e latido bitonal, e a forma muda, com inquietação, ausência de ataque e tendência a se esconder. Nas áreas rurais, além de cachorros e gatos, bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos também podem ser acometidos pela doença.

Depois do contato com um outro animal raivoso, o bicho pode levar de alguns dias até meses para desenvolver os sintomas. Após seu aparecimento, a doença costuma evoluir de forma rápida, variando de um a 11 dias, e o animal morre por paralisia respiratória.

O compromisso com a vacinação do animal de companhia contra esta doença é essencial para garantir a proteção contra a enfermidade tanto em animais, quanto em humanos. A consulta periódica a um médico veterinário auxilia na prevenção de outros tipos de doença tão perigosas quanto a raiva.

Quem desejar obter mais informações, sobre a campanha de vacinação e sobre o trabalho do deputado pode seguir o parlamentar no instagram (@deputadomarcellmoraes), Facebook Marcell Moraes ou entrar em contato com a equipe através do 71 9 9290-9295.

Comentários estão fechados.