Simões Filho
| Em 2 anos atrás

Simões Filho pode ganhar Centro de Apoio a Hipertensos e Diabéticos; entenda

De Yanara Cardeal
Foto:reprodução

A Indicação nº 264/2020, de autoria do vereador Canjirana (PSL), que solicita ao Executivo a construção de um Centro Especializado de Apoio a Hipertensos e Diabéticos no município foi aprovada na 53ª Sessão Ordinária de terça-feira, 1º de setembro, no plenário da Câmara. A proposição foi apresentada pelo parlamentar como reiteração das Indicações nºs 075/2017 e 289/2018.

>Seis moradores de Simões Filho contraem a Covid-19 e número de casos chega a 1.557

Em seu discurso na tribuna, o parlamentar externou as demandas dos pacientes acometidos por diabetes e hipertensão que necessitam de um Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes na cidade. Pelo texto da proposição, a medida garante assistência específica à saúde no tratamento voltado às pessoas portadoras das referidas doenças crônicas.

Quatro homens são diagnosticados com Covid-19 em Simões Filho; número sobe para 1.551

“Esta Indicação, eu considero importante para o município de Simões Filho. A população de diabéticos no Brasil é 6%, ou seja, 12 milhões de pessoas diabéticas neste país. De hipertensos, morrem 200 mil brasileiros por ano. 60% dos idosos são atingidos. Quando eu peço um Centro Especializado de Apoio a Hipertensos e Diabéticos é porque a diabete e a hipertensão trazem diversas enfermidades e são doenças que mais matam. A Indicação é fundamental para a saúde no município. É um legado que será deixado para o atendimento às pessoas com diabetes e hipertensão. Vale ressaltar que todos nós temos alguém ou que conhece alguém que tem hipertensão ou diabetes e essas pessoas precisam chegar na rede pública e terem um tratamento diferenciado, pois em Simões Filho tem diversas pessoas com diabetes e hipertensão. O que eu peço é que essas pessoas portadoras dessas doenças tenham um tratamento diferenciado para enfermidades crônicas”, justificou Canjirana.

>Simões Filho registra 16 novos casos da Covid-19 durante final de semana

Diferente das unidades regionais que recebem pacientes diversos para consultas com médicos especialistas, Canjirana explica que o trabalho no Centro Especializado será focado no atendimento específico para pessoas com hipertensão e diabetes, oferecendo um acompanhamento sistemático das condições de saúde desses pacientes no município. O atendimento do Centro pode mudar a realidade do tratamento e a qualidade de vida dessas pessoas. Ascom CMSF