Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho registra queda no número de casamentos e divórcios dobram na cidade

Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (14/11) a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2016. O levantamento mostra que Simões Filho registrou 701 casamentos civis em 2016. Houve queda de 0,84% no total de casamentos em relação a 2015, que teve 707.

A redução foi observada nos casamentos entre cônjuges de sexos diferentes. Os homens casam-se, em média, aos 30 anos, e as mulheres, aos 28 anos.

Divórcios dobram

Em 2016, em Simões Filho, a pesquisa apurou que foram concedidos 172 divórcios em 1ª instância ou por escrituras extrajudiciais, um aumento de 97,7% em relação a 2015, quando foram registrados 87 divórcios.

Em média, o homem se divorcia mais velho que a mulher, com 43 anos dele contra 40 dela. O tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio é de 15 anos. A maior proporção das dissoluções ocorreu em famílias constituídas somente com filhos menores de idade e em famílias sem filhos. A guarda dos filhos menores é ainda predominantemente da mãe.

OPINIÃO DE ESPECIALISTA

Segundo o especialista em aconselhamento de casais e terapia em Simões Filho, o Juiz de Paz, Honorato da Silva Filho, o aumento da taxa de divórcio não tem “causa única”, mas faz parte de um conjunto de fatores que devem ser analisados.

Para Honorato, algumas das muitas causas do aumento do número de casais que estão se separando são: a banalização do casamento como instituição divina; a falta de modelos dignos para seguir, ou seja, a mídia fazendo todos os dias apologia a traição por meio das novelas; a falta de orientação familiar, entre outros fatores apontados pelo especialista. Honorato destacou também que as igrejas de um modo geral não investem no aconselhamento e no trabalho de terapia.

Segundo Honorato, a solução para diminuir essa taxa de divórcio e mudar o quadro, é continuarmos fazendo todo investimento possível na estruturação e fortalecimento da família por meio de terapia e aconselhamento.

Comentários estão fechados.