Técnicas de relaxamento para manter a calma em tempos de estresse

Técnicas de relaxamento para manter a calma em tempos de estresse
Técnicas de relaxamento para manter a calma em tempos de estresse – Foto: Stock

Técnicas de relaxamento para manter a calma em tempos de estresse. O estresse, a correria e em geral o ritmo acelerado que costumamos carregar no nosso dia a dia faz com que muitas vezes seja necessário fazer uma pequena pausa para nos dedicarmos a nós mesmos. Trabalho, família, recados, compromissos sociais…

O retorno à rotina após o verão e o início do curso significa que vivemos em um ritmo acelerado constante, o que pode levar a uma sensação de estresse, problemas de ansiedade e até insônia.

Por esta razão é importante tentar manter um bom estado de saúde, não só fisicamente, mas também mentalmente. Nesse sentido, os especialistas do Metropolitan Club elaboraram uma lista das melhores práticas de mindfulness e relaxamento. Mindfulness é uma corrente que utiliza técnicas básicas de concentração e meditação para respirar melhor, relaxar e encontrar o equilíbrio.

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Ioga

A ioga sempre foi apontada como uma das atividades que proporcionam maior bem-estar, principalmente por ajudar a relaxar o sistema nervoso e reduzir o estresse. Graças a esta disciplina, exercícios de relaxamento e respiração são trabalhados para alcançar o equilíbrio perfeito entre corpo e mente.

Com a prática do yoga aumenta-se a flexibilidade do corpo, aumenta-se a força muscular , melhora-se a mobilidade dos músculos e articulações e trabalha-se o equilíbrio de todo o corpo. Além disso, essa prática inclui uma série de exercícios respiratórios, que proporcionam grandes benefícios contra o estresse, pois reduz a frequência cardíaca e relaxa o corpo, facilitando a calma mental, melhora no descanso e maior concentração.

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Meditação

A meditação pode ser uma grande aliada para acalmar os ruídos mentais e alcançar um estado de bem-estar e equilíbrio emocional.

Essa prática milenar também traz benefícios muito notáveis, como a redução da ansiedade e do estresse. Da mesma forma, sua prática diária ajuda a melhorar o humor, descansar melhor e relaxar a mente, além de reduzir a tensão muscular e melhorar a saúde geral.

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Alongamento

Exercícios de alongamento muscular devem fazer parte de nossos hábitos diários. Eles são tão importantes quanto uma boa sessão de treinamento físico e sua prática é essencial para a mobilidade corporal, saúde muscular e articular, além de evitar lesões.

O alongamento ajuda a relaxar os músculos tensos produzidos pelo ritmo agitado do dia a dia, pois reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Realizar diferentes alongamentos diariamente é essencial para acalmar a mente e desfrutar do bem-estar.

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Pilates

Este método é baseado em diferentes disciplinas. Durante sua prática, é trabalhado o desenvolvimento da musculatura interna que ajuda a manter o equilíbrio corporal e fortalece a coluna. Ao integrar a prática do Pilates nas rotinas de treino, além de melhorar a postura corporal e reafirmar os diferentes grupos musculares, consegue-se um corpo forte, flexível, harmonioso e saudável.

No nível emocional, o método Pilates é realmente benéfico para alcançar a consciência corporal, eliminar ruídos mentais e desfazer bloqueios ou tensões acumuladas no inconsciente e ajudar a um estado de relaxamento.

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