Terremoto levanta suspeita de tsunami no Brasil

Um terremoto de magnitude 5.8 atingiu a região central do Oceano Atlântico na noite deste domingo (04/08), por volta das 22 horas e tem causado pânico em cidades costeiras do Nordeste. Isso porque um eventual tsunami poderia atingir o nordeste brasileiro. Cidades como Recife e Fortaleza seriam as mais atingidas.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o hipocentro do tremor ocorreu a 10 km de profundidade depois do fundo do mar, considerado muito raso. Até o momento, não há registro de alerta de tsunami.
De acordo com o Observatório Sismológico dos EUA, não foram registradas réplicas do tremor. A região não é habitada. As localidades mais próximas são Fernando de Noronha (a 730 km do epicentro do tremor) e as cidades do litoral nordestino, como Rio Grande do Norte (1.099 km do epicentro do tremor). Devido a distância, as ondas podem provocar alterações no mar.
Apesar da magnitude do tremor de terra, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) não registrou o evento. O último terremoto anotado na plataforma aconteceu na Grécia, às 9h51 do dia 8 de março.
Prelim M5.8 Earthquake central Mid-Atlantic Ridge Aug-05 00:40 UTC, updates https://t.co/3vKL0X62RL
— USGS Big Quakes (@USGSBigQuakes) August 5, 2019