Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Veja como aumentar a melanina e evitar o aparecimento do cabelo grisalho

Veja como aumentar a melanina e evitar o aparecimento do cabelo grisalho
Veja como aumentar a melanina e evitar o aparecimento do cabelo grisalho

Veja como aumentar a melanina e evitar o aparecimento do cabelo grisalho

Melanina é uma parte importante do nosso cabelo. Ele o protege dos raios UV prejudiciais do sol e o protege de secar e ficar frágil. É por isso que, se você notar, cabelos grisalhos que tem níveis muito baixos de melanina é muitas vezes quebradiço em textura. A força da produção de melanócitos (melanina) reduz à medida que envelhecem. E como você pode imaginar, a infusão contínua de pigmentos escuros de melanina em seu cabelo enfraquece também, o que eventualmente e naturalmente faz com que o cabelo fique branco.

No geral, existem alguns fatores-chave que causam a perda de melanina no cabelo. Listamos todos eles à frente.

>>5 remédios naturais para enfrentar problemas de pele

1. Envelhecimento

De acordo com especialistas , o cabelo dos homens começa a grisalho por volta dos 30 anos, enquanto o cabelo das mulheres tem mais alguns anos para ficar cinza, digamos aproximadamente até os 35 anos. Mas o envelhecimento não é a única razão para o cabelo preto ficar branco. Como mencionado acima, algumas causas externas, bem como relacionadas à dieta, estão ligadas à perda de melanina no cabelo também.

2. Genética

Então, há um fenômeno comum de perda de melanina nos cabelos, chamado envelhecimento prematuro ou grisalho de cabelo que pode ocorrer em pessoas mais jovens, incluindo crianças. A causa do cabelo cinza prematuro (ou branco) é geralmente autoimune e genética.

3. Produtos químicos para cabelos

O uso de produtos químicos severos no cabelo também pode contribuir para cabelos grisalhos ou brancos. Evite usar ingredientes como SLS (Sulfato de Lauryl de Sódio), parabenos, álcool, silicones e cores artificiais no cabelo. Pode estar presente em shampoos, condicionadores, máscaras e assim por diante. Outro químico prejudicial, o peróxido de hidrogênio, que geralmente é usado como um agente de branqueamento capilar, que funciona quebrando células de melanina no cabelo, também causa o grisalho capilar.

>>Com 3 ingredientes simples seu cabelo vai ficar liso e muito brilhante

4. Dietas

Segundo especialistas, nosso corpo tem uma das três doses – vata, kapha ou pitta. Para manter o equilíbrio, o indivíduo deve consumir uma refeição moderada que tenha todos os tipos de perfis de sabor, como doce, salgado, azedo, amargo, picante e adstringente. O consumo excessivo ou a falta de qualquer gosto não é bom para sua pele e cabelo. Algumas causas de grisalho prematuro estão ligadas a deficiências nutricionais como vitamina B12, deficiência de ferro e cobre e desnutrição proteica grave.

5. Condições de pele e hormonais

Vitiligo também pode ser uma razão para o cabelo grisalho. É uma condição de pele que leva a manchas brancas na pele de outra forma saudável, devido à perda ou morte de células melanócitos. Menopausa, alterações nos níveis hormonais da tireoide ou um distúrbio da tireoide também podem reduzir a produção de melanócitos nos cabelos, causando, portanto, cabelos grisalhos.

6. Fumar

Vários estudos mostram que o tabagismo é uma das principais razões para o cabelo ficar grisalho. Não só as toxinas nos cigarros afetam os folículos capilares, mas também são conhecidas por comprimir os vasos sanguíneos do corpo também, o que por sua vez afeta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares e dificulta a produção de melanina, levando a cabelos grisalhos.

>>Maquiagem: aqui estão os melhores segredos de beleza de 2021

Ingredientes para aumentar a melanina no cabelo

1. Bhringraj

Bhringraj é facilmente acessível na forma de óleos ou pós. Conhecido por ter benefícios de escurecimento capilar e evitar o cinza, é um ingrediente incrível para incluir em sua rotina capilar cotidiana e manter um forte fator de melanina no cabelo.

2. Groselha

Comumente conhecida como amla na Índia, as groselha são as melhores amigas do seu cabelo quando se trata de crescimento e saúde do cabelo e evitando o cinza prematuro. Rica em antioxidantes e vitamina C, a groselha pode ser consumida em sua dieta e também pode ser usada na forma de óleos e máscaras capilares.

3. Chá Preto

O chá preto é popular entre os aficionados por cuidados com o cabelo por seus benefícios de escurecer o cabelo e adicionar brilho às tranças. Suas propriedades naturais de antioxidantes e ácido tânico fazem dele uma ótima captura para evitar o envelhecimento precoce do cabelo.

Alimentos para aumentar a melanina no cabelo

É fundamental notar que todo indivíduo tem que passar pela fase de experimentar cabelos brancos em um ponto do tempo e isso não pode ser evitado porque é natural e vem com a idade. No entanto, comer refeições bem equilibradas que promovam uma boa saúde do corpo e da pele é uma maneira segura e segura de também manter a vida robusta do seu cabelo e evitar o envelhecimento precoce.

  • Alimentos ricos em antioxidantes, como chocolate escuro, tipos de frutas e vegetais frondosos contam como itens extremamente saudáveis para incluir em sua dieta alimentar diária para proteger suas células de danos radicais livres e aumentar a produção de melanina no cabelo.

  • Alimentos ricos em cobre, como vários tipos de nozes, cogumelos e fígado de carne também promovem a síntese de melanina folicular.

  • Fontes de vitamina A, C e E, incluindo cenouras, mamão, ovos, frutas cítricas, sementes de girassol, amêndoas, amendoim e pistaches podem melhorar a saúde do seu cabelo.

  • Vitaminas B6 e B12 têm sido encontradas para estimular a produção de enzimas nos folículos capilares que aumentam o metabolismo das proteínas capilares (queratina e melanina). Enquanto a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, promove o crescimento saudável do cabelo aumentando a produção de glóbulos vermelhos. Assim, adicionar opções de beterraba, brócolis, brotos, ovos, peixe, queijo, produtos de soja, legumes com amido funciona bem para aumentar a melanina no cabelo.

Cuidado com os efeitos colaterais

Como dizem, o excesso de qualquer coisa pode causar danos, e assim o excesso de células de melanina também pode ser prejudicial à sua pele e cabelo. O aumento dos níveis de células melanócitos (pigmentos de melanina) pode levar à hiperpigmentação e ao surgimento de manchas na pele. Portanto, lembre-se de consultar seu médico antes de regular sua dieta com muitas vitaminas, cálcio ou alimentos ricos em antioxidantes e suplementos.

>>Conheça os ingredientes da cozinha que ajudam a combater a acne

Comentários estão fechados.