VocĂȘ sabia? Placa Mercosul tem novo prazo para vigorar em todo o Brasil


VocĂȘ sabia? Placa Mercosul tem novo prazo para vigorar em todo o Brasil.
JĂĄ estĂĄ em vigor a nova resolução do Conselho Nacional de TrĂąnsito (Contran) que informa sobre o mais novo adiamento para a implantação da placa Mercosul em todo o paĂs. Agora o prazo final serĂĄ 31 de janeiro de 2020, cancelando a data anterior, que expirou em junho deste ano.
Por enquanto, o padrĂŁo unificado estĂĄ presente desde o ano passado em mais de 2 milhĂ”es de veĂculos em sete estados – Rio de Janeiro, no Amazonas, na Bahia, no EspĂrito Santo, no ParanĂĄ, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul.
O ĂłrgĂŁo tambĂ©m informou que a placa Mercosul nĂŁo serĂĄ obrigatĂłria para a transferĂȘncias de propriedade do veĂculo, como previa a regulamentação anterior.
O governo federal havia anunciado recentemente outras mudanças para facilitar a identificação e evitar a clonagem.
Para quem jå circula com o novo formato, não hå necessidade de substituição pelo modelo revisado. Porém, os estados que jå emplacam no padrão Mercosul terão dois meses para fazer a adaptação visual.
Quem vai ter que Troca obrigatĂłria pela nova placa?
VeĂculos novos:
- primeiro emplacamento
VeĂculos em circulação:
- Troca de municĂpio e /ou estado
- Carros em circulação que mudarem de estado ou municĂpio
- VeĂculos em circulação que tiveram as placas roubadas
- VeĂculos em circulação que tiveram as placas danificadas
Eu preciso trocar a minha placa depois do dia 31 de janeiro?
Se quiser, vocĂȘ pode trocar: basta pagar o valor cobrado pelo novo emplacamento. Mas nĂŁo serĂĄ necessĂĄrio. Nos casos em que o carro continuar com seu dono em sua atual cidade poderĂĄ continuar com a placa antiga por tempo indeterminado.
Esta é a sexta vez que o novo sistema de emplacamentos é adiado. O Ministério da Infraestrutura explica que a medida vem acompanhada de regras simplificadas com intuito de reduzir os custos das novos modelos.