WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a funcionar; entenda o que aconteceu

WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a funcionar; entenda o que aconteceu
WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a funcionar; entenda o que aconteceu

WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a funcionar; entenda o que aconteceu

WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a retomar o funcionamento no início da noite desta segunda-feira (4), após cerca de 6 horas da pane global.

Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”.

Os serviços, no entanto, ainda apresentavam instabilidade por volta das 20h. Após as 21h, haviam poucos relatos de falhas, com o serviço normal na maioria dos dispositivos, apesar de a empresa não anunciar ainda um retorno de 100% das atividades.

>>Auxílio Emergencial: nascidos em fevereiro e março já podem sacar o benefício

Motivo da pane

A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.

Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.

Num primeiro momento, os perfis das 3 redes postaram no Twitter que estavam investigando as causas da falha, sem apontar para nenhum caminho.

Prejuízos

Segundo os números da Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões – o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.

Com a pane o “chefão” do Facebook: Mark Zuckerberg  deixou de ser o quarto mais rico do mundo, com a queda nas ações da companhia.

>>Confira as vagas do SineBahia para Salvador e Simões Filho nesta terça-feira

Veja mais