Saiba como perder gordura ao invés de massa magra
Saiba como perder gordura ao invés de massa magra.
Você faz dietas restritivas e a balança mostra uma perda de peso significativa. No entanto, o espelho reflete que você está perdendo músculos e não aquelas gordurinhas indesejadas. Já parou para pensar que isso pode ser resultado das suas ações?
A gordura corporal em excesso é prejudicial para o nosso corpo e realmente é preciso eliminá-la. Mas o que acontece é que, muitas vezes, a pessoa acaba investindo em dietas que fazem com que sejam perdidas mais água e massa muscular do que gordura. Por isso, quando se fala em emagrecimento, deve-se considerar menos o que a balança mostra e mais o que o seu corpo te diz. A perda de peso saudável é aquela em que acontece apenas a eliminação de massa adiposa.
>Novo Chá Seca Barriga com 3 ingredientes elimina gordura com rapidez
Por que é melhor perder gordura e não massa magra?
O nosso corpo precisa da massa magra (que são os músculos) e a sua redução causa danos ao nosso organismo. As consequências são:
- Redução de taxas hormonais
- Risco de desenvolver diabetes
- Diminuição do metabolismo
- Redução de taxas hormonais anabólicas
- Falta de energia
- Perda de força
- Flacidez
- Celulite
>Três dietas criadas para perder peso sem por em risco sua saúde
Como identificar a perda de peso
Não é difícil saber se você está eliminando massa magra ou adiposa. Para isso, basta:
Ficar atento ao espelho
Essa é a primeira forma para identificar como está perdendo peso. Analise se você continua acumulando gordura em algumas partes do corpo, mesmo com a balança indicando quilos a menos. O surgimento de celulites, flacidez e crescimento de culotes também são sinais da perda de músculos.
Utilizar uma fita métrica
Outra forma de identificar a perda de massa magra é com a ajuda de uma fita métrica. Meça a sua circunferência abdominal e, em seguida, seus membros superiores e inferiores. Se perceber um aumento da barriga e redução das outras partes, você está eliminando mais massa magra. O inverso, sim, é sinal de que está ganhando massa magra.
>Braços finos: Conheça os melhores exercícios para afinar os braços
Testar suas roupas
Suas peças podem te mostrar o que a balança esconde. Analise o caimento delas no seu corpo, se as blusas estão mais apertadas na barriga e a calça não está fechando.
Consulte um especialista
Essa é a dica de ouro. Não deixe de fazer um acompanhamento regular com seu médico, personal trainer, nutricionista e realizar exames necessários. Esses profissionais poderão entender melhor o que está acontecendo com o seu corpo e montar o programa ideal para reverter o quadro.
>Água com limão: aprenda o jeito certo de fazer a dieta do limão para emagrecer
O que fazer para perder gordura corporal
A regra principal é: você precisa gastar mais calorias do que consome. Para isso, é preciso fazer um planejamento alimentar. Procure um nutricionista, que irá montar esse programa de acordo com o seu perfil, carências e objetivos.
A prática de atividades físicas também é essencial. A musculação, especialmente, ajuda a aumentar o gasto calórico, favorece a perda de gordura e o ganho de massa magra.
>Água de gengibre para perder barriga: como fazer e tomar corretamente
Alimente-se após os exercícios. Durante todas essas práticas, nosso corpo gasta vários nutrientes. Se não nos alimentamos, ele passa a usar as proteínas dos nossos músculos para repor essa perda. Por isso, nada de ficar sem comer, achando que isso vai ajudar a emagrecer. E mais: aposte nas proteínas magras!
A última dica é: descansar. Essa é a melhor maneira para o seu corpo se recuperar e assim otimizar a perda de gordura. Não abra mão de uma noite de sono bem dormida e momentos de descanso durante o dia.
Fonte: jasminealimentos.com