
Bancos alteram data de fechamento do cartão e pegam clientes de SURPRESA
Os clientes dos bancos estão enfrentando dificuldades em relação às finanças devido a mudanças na data de fechamento das faturas de cartão de crédito. Essa insatisfação começou quando os bancos alteraram os dados, prejudicando o planejamento financeiro dos clientes.
Diante dessa situação, o Procon-PR (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná) e a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) emitiram notificações para os principais bancos do país, incluindo Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Nubank , Santander e Banco Inter.
Bancos têm prazo estabelecido para comunicar clientes
Os bancos receberam notificações devido à falta legal de informações sobre as mudanças nas datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito dos clientes. Conforme a notificação, as instituições têm 20 dias para apresentar documentos que comprovem que as alterações foram comunicadas aos clientes. Essas mudanças são consideradas práticas abusivas, uma vez que dificultam o planejamento financeiro dos clientes, gerado em endividamento e pagamento de juros.
O secretário Santin Roveda, em entrevista afirmou que: “O consumidor brasileiro está acostumado a fazer suas compras um dia após o fechamento das faturas, na chamada Melhor Data de Compra, o que significa que ele só precisa pagar essa despesa em aproximadamente 40 dias. Essa realidade é mais relevante quando consideramos que o consumidor aguarda o fechamento da fatura para as compras do mês no supermercado”.
Ele acrescentou que a alteração unilateral dos dados de fechamento das faturas de cartão de crédito pode levar os consumidores a pagar juros e possivelmente se endividar, já que as compras podem ser incluídas na próxima fatura de pagamento, o que é uma preocupação do Procon-PR .
O que fazer em caso de prejuízo
Caso um cliente se sinta prejudicado por essa prática, ele pode registrar uma reclamação na sede do Procon-PR, localizada em Curitiba, na Rua Emiliano Perneta, 47, no Centro, ou em um dos 60 Procons municipal no Paraná. Também é possível fazer uma reclamação online por meio deste link.
Veja também: Últimas notícias sobre consignado do BPC causa agitação entre beneficiários