CNH terá novo formato em 2022; veja o que vai mudar

CNH terá novo formato em 2022; veja o que vai mudar
CNH terá novo formato em 2022; veja o que vai mudar

CNH terá novo formato em 2022; veja o que vai mudar

De acordo com a Resolução 886 do Contran publicada no Diário Oficial do dia 13 dezembro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá novo formato. A resolução pontuou todas as alterações que aparecerão no documento a partir do dia 1º de junho de 2022.

O novo documento terá uma tabela com desenhos dos veículos que o motorista estará habilitado a conduzir, dependendo do tipo de licença que ele tem, e um esquema de cores verde-amarelo, diferente do verde escuro que encontramos na CNH atual.

O documento também terá a inclusão da letra “P” para indicar que o condutor tem permissão para dirigir, ou “D” para apontar que o motorista tem CNH definitiva. O documento também mostrará se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar as restrições médicas.

A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Preciso trocar minha CNH pela nova?

Caso você esteja se perguntando se será obrigado a trocar sua CNH atual pela com novo formato, a resposta é não. Pelo menos não enquanto a sua estiver dentro do prazo de validade, agora de 10 anos.

Segundo o Contran, o motorista não precisa sequer estar com ela impressa para dirigir o veículo. A Lei 14071/20 determina que qualquer condutor pode optar apenas pela versão digital, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

“A CNH será expedida em meio físico e/ou digital, à escolha do condutor, em modelo único, conforme estabelecido no Anexo I desta Resolução”, diz o artigo 2º do Código de Trânsito Brasileiro.

Caso queira trocar a CNH atual pelo novo modelo, basta pedir a segunda via, no entanto, somente após o dia 1º de junho de 2022, data em que elas começarão a ser expedidas pelos departamentos de trânsito de todo o Brasil.

Veja o novo modelo:

Nova CNH

 

>>Confira o calendário completo de pagamento do Auxílio Brasil em 2022

Fonte: Contran