Conheça todos os tipos de sal que existem e qual a opção mais saudável


Conheça todos os tipos de sal que existem e qual a opção mais saudável
O sal é um dos alimentos mais antigos do mundo. É usado desde tempos imemoriais e é um alimento básico da gastronomia e às vezes até importante na confeitaria. Portanto, é encontrado tanto nas cozinhas mais humildes, como em restaurantes 5 estrelas. Além disso, ele nunca foi estranha à moda gastronômica. Todos nós temos sal comum em casa, mas o mercado tem variedades impressionantes, o que pode criar certa confusão na hora de usá-las.
O sal está em toda parte e há até parques nacionais ou áreas protegidas para cuidar dele. Existem diferentes tipos, como já mencionamos e suas diferenças residem na intensidade, no processamento, na forma de obtê-lo, nas pessoas a quem se dirigem e em alguns outros fatores, como a textura, por exemplo. Aqui iremos contar-lhe todos os tipos de sal que existem.
>>5 truques eficazes para afiar facas de cozinha
Sal líquido
Existem 2 variantes: O diluído em água apresentado na forma de spray, para borrifar diretamente sobre alimentos ou pratos, e a água do mar. Depois de submetê-lo a vários processos, eles o tornam adequado para o consumo humano.
Sais aromatizados
Quando você tem o sal desejado com a textura certa, pode ser aromatizado com praticamente qualquer coisa. Existem combinações clássicas como alho, páprica, alecrim, cebola ou sal de aipo. Existem também os mais exclusivos, como o açafrão ou a trufa.
Sal defumado
Cozinhar o sal para lhe dar novos sabores, pode ser defumado com diferentes técnicas. Este sal é adequado para curar ou marinar carnes e peixes. Também é usado para dar sabor ao churrasco, frutas e vegetais.
>>Faça seus próprios ovos da Páscoa em casa com esse passo a passo
Sal Kala Namak
É um sal mineiro da Índia que passa por um processo de cozimento em um forno para transformar suas qualidades. É também conhecido como sal preto do Himalaia, embora sua cor seja mais pálida, um tanto acinzentada ou ligeiramente arroxeada.
Sal preto havaiano
O sal negro havaiano é coletado manualmente na ilha de Molokai , depois misturado com carvão ativado e purificado, obtendo-se um sal brilhante de cor muito marcante com uma textura espessa e crocante.
Sal rosa ou do Himalaia
Sua peculiar cor rosa e o nome marcante tornaram o sal do Himalaia na moda como um daqueles produtos antigos supostamente carregados de virtudes saudáveis. No entanto, não tem nenhum efeito especial ou curativo.
>>4 bebidas antienvelhecimento que farão você parecer mais jovem
Sal kosher
Possui textura de grão grosso, maior do que os de mesa comuns, sem ser excessivamente volumosa, embora as dimensões e a textura possam variar de marca para marca.
Flocos ou pétalas de sal
Em geral, são sais mais caros porque não são utilizados durante o cozimento, mas como complemento final colocado logo antes da degustação.
Flor de sal
Conhecida por seu nome francês, a flor de sal é uma das mais populares da alta gastronomia e uma das mais caras. Consegue-se em condições climatéricas excepcionais, ou seja, quando o frio típico da noite provoca a cristalização da salmoura acumulada nas salinas francesas, em quase todas as zonas da Bretanha.
Sal Maldon
É proveniente da salmoura evaporada do estuário do rio Blackwate, no condado inglês de Essex. É feito à mão desde 1882 e está registrado em seu nome na Maldon Salt Company.
>>2 pratos rápidos que você pode fazer facilmente com uma lata de sardinha
Sal de cozimento grosso (grãos)
Caso a embalagem não contenha informações adicionais, trata-se de um tipo de sal menos refinado e com aspecto mais rústico, de grão grosso, que pode ser utilizado para temperar alimentos na hora da degustação.
Sal iodado e outro fortificado
É um sal comum, geralmente fino, ao qual se adiciona o iodo que se perde no processamento para compensar a falta desse mineral em certas dietas para evitar o hipotireoidismo.
Sal marinho
Refere-se à origem, diz-se que tem um sabor mais pronunciado do que o sal de mesa, mas exceto para a variante grossa, seu uso é realmente intercambiável.
Sal de mesa
Quase sempre é um sal de origem marinha. Tem uma textura fina, embora também tenha sal de mesa mais grosso. É o que encontramos nos saleiros para adicionar à comida ou, já na mesa.