Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Detran orienta condutores sobre emissão gratuita da CNH digital

Detran orienta condutores sobre emissão gratuita da CNH digitalO Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que o condutor já dispõe da emissão da versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e), com a comodidade de não ter mais que se dirigir ao órgão e sem custo – totalmente de graça.

Para realizar o procedimento, o cidadão precisa possuir a carteira impressa com o código bidimensional (QR-Code) e baixar o aplicativo oficial da CNH-e, disponível no site do Departamento Nacional de Trânsito (www.denatran.gov.br), nas versões iOS e Android. Em seguida, ele deve cadastrar a carteira e criar uma senha para acessar o documento no celular ou tablet. Não é preciso ter certificado digital nem pagar nenhuma taxa pelo serviço.

Para o motorista que ainda não tem a carteira com QR-Code e deseja obter a CNH-e, é necessário tirar a segunda via da habilitação no Detran (R$ 69,92), que vem com o código de segurança, para garantir o acesso ao procedimento eletrônico no site do Denatran.

A CNH digital tem o mesmo valor da versão impressa poderá ser acessada off-line, sem necessidade de conexão com internet. Nesse caso, deverá se atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, e o condutor será autuado.

Como obter a CNH Digital

  1. Efetuar o cadastro Portal de Serviços do DENATRAN;
  2. Criar um login e senha
  3. Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
  4. Caso seja solicitado o certificado digital, deverá ser encaminhado um e-mail para [email protected], informando o mesmo número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, e o endereço de e-mail cadastrados no portal e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados para que o cadastro seja finalizado;
  5. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;
  6. Inserir as informações solicitadas pelo próprio aplicativo e gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
  7. Adicionar a CNH Digital no aplicativo.

Clique aqui veja o tutorial disponibilizado com as informações detalhadas e o passo a passo para a ativação da CNH Digital.

Comentários estão fechados.