Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Especialista dá dicas de como evitar lesões durante o carnaval

 

Já começou a temporada de festas populares em Salvador e o Carnaval, maior de todas elas, é aguardado com ansiedade. A coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio da Bahia, Anya Franco, dá algumas dicas para curtir as festas sem lesões.

De acordo com Anya, as partes do corpo que mais sofrem com lesões por excesso de esforço físico são os joelhos, tornozelos, a coluna e os pés. Por isso, para evitar problemas, a professora recomenda respeitar os limites do corpo. “Cada indivíduo tem o seu limite e o corpo costuma sinalizar quando este está sendo ultrapassado”, diz.

Ela afirma que o ideal é realizar exercícios regularmente para adquirir condicionamento físico e para quem leva uma vida sedentária o cuidado deve ser maior. “Condicionamento físico não é algo que se adquire de um dia para o outro, tem que partir de um trabalho continuo e duradouro. Então, a recomendação para os sedentários realmente é não exagerar, pois quando o limite do corpo é ultrapassado podemos ter consequências desastrosas”, alerta Anya.

Além do condicionamento físico, outro elemento importante para evitar lesões é o uso do calçado apropriado. A professora afirma que o uso de um calçado impróprio pode causar desde entorse até sobrecarga mecânica nas articulações. “Um calçado adequado é peça fundamental. Temos diversos tipos de tênis que amortecem impactos. Estes devem ser os de escolha para os dias da folia. Se possível, identificando através de um profissional, qual o tipo de pisada e o tênis que mais se adapta”, recomenda a especialista.

Comentários estão fechados.