Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Explosão em navio no Porto de Aratu assusta moradores; entenda o que aconteceu

Explosão de navio no Porto de Aratu
Explosão em navio no Porto de Aratu assusta moradores; entenda o que ocorreu

Explosão em navio no Porto de Aratu assusta moradores; entenda o que ocorreu

Um navio pegou fogo no porto de Aratu, em Candeias, na região Metropolitana de Salvador (RMS), no fim da manhã desta quinta-feira (9). O episódio assustou moradores das proximidades.

Um vídeo gravado momentos após o incidente circula nas redes sociais. Nas imagens é possível ver o navio, muita fumaça e há a narração de algumas pessoas com relatos de que houve uma explosão na embarcação. Eles também sugerem que havia produtos químicos na embarcação, mas a informação não foi confirmada.

De acordo com informações do Bahia Meio Dia, a Defesa Civil de Candeias foi acionada e enviou uma equipe ao local.

De acordo com a Marinha do Brasil (MB) e com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o incêndio ocorreu em uma área isolada da embarcação Forte São Marcos e logo foi controlado pelos próprios tripulantes. Ainda não se sabe o que teria motivado o incidente, e não foi constatada a presença de vestígios de poluição no mar.

Codeba explica o que ocorreu

Em nota à imprensa, a Companhia das Docas do Estado da Bahia ( Codeba), informou que o São Marcos é um navio gaseiro, tipo de embarcação construída para o transportar gases. A explosão ocorreu em um dos reservatórios da embarcação durante o processo de desgaseificação dos tanques do navio, e que se trata de um procedimento de rotina. Ainda de acordo com a companhia, a empresa proprietária do navio informou que nos tanques haviam apenas Nitrogênio (gás inerte), o que não oferece risco de nova explosão.

A Companhia informou ainda que todos os protocolos de segurança na área portuária foram seguidos. O incêndio não deixou feridos e também não foi constatada a presença de vestígios de poluição hídrica. A área já foi liberada e as operações voltaram ao normal em todos terminais do Porto, exceto o Terminal de gás (TPG).

Já a Marinha informou que uma Lancha de Inspeção Naval Blindada foi deslocada para o local. “Também foram enviadas ao local três equipes de Inspeção Naval da CPBA – uma por terra e as outras duas por via marítima – a fim de iniciar a apuração e garantir a segurança da navegação”. As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão determinadas em inquérito.

>>Integrante de banda de pagode suspeito de agredir mulher com pauladas é preso em Salvador

Comentários estão fechados.