Fique atento ao novo golpe da Carteira de Habilitação (CNH) facilitada


Fique atento ao novo golpe da Carteira de Habilitação (CNH) facilitada.
Atualmente muitos golpes são aplicados, especialmente quando envolve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento usado para lesar várias pessoas que procuram o famoso jeitinho brasileiro para resolver os problemas.
O Departamento de Trânsito (Detran) faz um alerta aos candidatos à primeira habilitação que buscam supostos facilitadores para obter a CNH. Os anúncios de venda de documentos, encontrados em sites, redes sociais, bem como presencialmente, escondem golpes praticados por estelionatários, que exigem pagamentos antecipados para a emissão da carteira sem autenticidade e que, na maioria das vezes, sequer é entregue.
Como o golpe acontece?
Os golpistas oferecem um caminho mais curto até a habilitação, sem passar pelos exames obrigatórios. Para isso, usam o nome do Detran e até de parceiros para aplicar a fraude. Em troca, exigem pagamentos por depósito bancário ou boleto, antes de entregar o suposto documento, e nunca marcam encontros presenciais.
Além do dinheiro, os estelionatários pedem o envio de números de documentos, assinaturas e até as digitais do candidato. Ao fornecer essas informações, a pessoa fica sujeita a outros tipos de golpes, principalmente relacionados à aprovação de crédito e financiamentos.
Casos
Uma mulher de 35 anos foi vítima desse tipo de golpe pela internet quando tentava comprar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o boletim de ocorrência, ela conheceu um rapaz e o mesmo disse que por R$ 500 liberaria a CNH da vítima que há um tempo está inativa. O acusado ordenou que a vítima depositasse R$300 para que fosse possível o início do procedimento e o restante do valor seria pago quando ela recebesse o documento. A mulher efetuou o depósito e quando tentou contato novamente com o acusado não obteve sucesso.
Veja algumas dicas para não ser vítima desse golpe.
Fique atento:
- De acordo com a Polícia Cívil, desconfie de anúncios em redes sociais que prometem retirar pontuação, eliminar processos de suspensão ou cassação do direito de dirigir, além de venda de CNH falsa pela internet.
- Esse golpe consiste na oferta de burlar etapas do procedimento administrativo do Detran, pedindo dinheiro antecipado para realização dos supostos serviços.
- Os estelionatários usam até nomes e fotos de servidores do órgão na tentativa de ganhar a credibilidade das vítimas.
- Além de perder dinheiro com facilidades que não existem, quem cai no golpe é usado para obtenção de empréstimos e compras de bens.
- Os golpistas pedem o envio de números de documentos, assinaturas e até as digitais do candidato.
- E, ao fornecer essas informações o usuário dá margem para outros golpes, além do aplicado para a CNH.
- Por isso, para qualquer procedimento relativo a obtenção ou regularização da Carteira Nacional de Habilitação, procure sempre os meios legais, através dos Órgãos competentes, como o DETRAN por exemplo.
Primeira Habilitação
De acordo com o Detran, a única forma legal de obter a Carteira Nacional de Habilitação é passar pela capacitação, avaliações e exames obrigatórios. O candidato precisa ter mais de 18 anos, saber ler e escrever.
O processo pode ser iniciado no Detran ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). A lista com as instituições credenciadas ao Detran pode ser obtida no site DETRAN, na opção “motoristas”, “pesquise os CFC e empresas credenciadas”.
Serão realizadas a biometria (captura de impressões digitais) e foto para registro do usuário. O candidato depois passará por uma avaliação psicológica e exames de aptidão física e mental, participar de aulas e ser aprovado em exames teóricos e práticos de direção.