Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

INSS aumenta teto de juros do empréstimo consignado

INSS aumenta teto de juros do empréstimo consignado
INSS aumenta teto de juros do empréstimo consignado

INSS aumenta teto de juros do empréstimo consignado

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou aumento do teto dos juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por causa do aumento na taxa Selic e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos meses. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União.

O percentual do empréstimo consignado passa de 1,8% para 2,14% ao mês. Para operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa subiu de 3% para 3,06% ao mês.

O secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Leonardo Rolim, destacou que o conselho define o teto de juros do consignado, não a taxa que será aplicada.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência explica que a metodologia usada no cálculo do novo teto de juros do consignado teve como referência a taxa de juros real calculada em 16,1%. Considerando a taxa de juros real, o novo índice é o menor desde 2015.

O CNPS disse que as mudanças ocorrem por causa das oscilações do mercado financeiro e destacou a importância da educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS.

Vale lembrar que os juros do consignado estavam inalterados desde março de 2020. À época, o governo anunciou uma redução nos módulos de crédito para dar mais recursos aos aposentados e pensionistas para minimizar o impacto da pandemia do coronavírus.

A partir de 2022, a margem de empréstimo consignado voltará para 35%. Durante a pandemia, esse limite foi ampliado para 40%.

>>Clientes da Caixa podem regularizar dívidas em atraso até dia 30

Comentários estão fechados.