Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Moradores passam 24h regando baleia na areia e ajudam a devolvê-la ao mar

Depois de 24 horas de sofrimento e mobilização popular, uma baleia jubarte que estava encalhada na areia da Praia Rasa, em Búzios, conseguiu voltar ao mar. O animal, que pesa cerca de 28 toneladas e mede 13 metros, retornou para a água com a ajuda de uma retroescavadeira e de cordas puxadas por três barcos de pescadores, numa operação que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores, do Departamento de Oceanografia da Uerj.

A jubarte encalhou por volta das 16h de quarta-feira, e biólogos, veterinários e voluntários correram contra o tempo para salvá-la. Eles chegaram a providenciar um analgésico para tentar amenizar o sofrimento do cetáceo. Desde o início da manhã de ontem, cerca de 200 pessoas aglomeraram-se na Praia Rasa. Elas jogaram água sobre a baleia e tentaram formar uma piscina em volta dela. Duas retroescavadeiras, emprestadas por empresário, foram usadas. Um especialista alertou para o risco de a população se aproximar da baleia, pois ela poderia se virar sobre quem tentava desencalhá-la.

— Sei que as pessoas querem ajudar. Mas empurrar a baleia para a água não é recomendável, porque o animal é grande e pesado — disse o biólogo Joel Braga, da consultoria Scitech, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praia da Petrobras.

Não foi possível identificar o sexo da baleia nem saber o motivo de ela ter encalhado. Mas, segundo o médico-veterinário do IBJ Hernani Ramos, não está descartada a hipótese de o animal estar doente.

 

 

Fonte: Extra Online*

Comentários estão fechados.