Mudança no calendário do PIS/PASEP gera CONFUSÃO entre os trabalhadores

Mudança no calendário do PIS/PASEP gera CONFUSÃO entre os trabalhadores
Os trabalhadores aguardam ansiosamente um data oficial para realizar os saques do PIS/PASEP. No entanto, muitos podem não ter percebido que o ano-base para o pagamento deste ano não é 2022, mas sim 2021.
Essa mudança no calendário tem gerado muitas dúvidas e dificuldades na compreensão se a pessoa tem ou não direito a receber o valor neste ano. Vamos explicar como funcionarão os próximos pagamentos do PIS/PASEP e responder às suas perguntas!
Por que houve essa mudança no ano-base para pagamento do abono?
O ano-base para os pagamentos do PIS/PASEP foi alterado devido à pandemia de Covid-19. Anteriormente, o ano-base era sempre o ano anterior ao pagamento do abono salarial.
No entanto, devido às dificuldades enfrentadas durante a pandemia, várias mudanças foram incorporadas na economia, não apenas em relação ao PIS/PASEP.
No caso específico do PIS/PASEP, ocorreu uma alteração no ano-base, que acabou ficando “atrasado”, causando confusão para muitos trabalhadores em relação à elegibilidade para receber o valor neste ano. A partir de agora, o ano-base será sempre dois anos antes do pagamento. Portanto, no próximo ano, o ano-base será 2022, e em 2025, o ano-base será 2023. A intenção é seguir essa dinâmica até que o fundo responsável pelo pagamento do PIS/PASEP seja restabelecido, permitindo que os cidadãos brasileiros sejam elegíveis recebam dois pagamentos em um único ano.
Como saber se vou receber o PIS/PASEP este ano?
Devido a essas alterações frequentes no ano-base para o pagamento do PIS/PASEP, muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre o direito de receber ou não o benefício. No entanto, é importante considerar o ano de 2021 como base para avaliar se você cumpre os requisitos para receber o pagamento. Lembrando que os requisitos são:
- Estar cadastrado no PIS ou PASEP há pelo menos 5 anos, considerando o ano-base;
- Receber no máximo dois voos mínimos por mês;
- Ter seus dados atualizados e corretamente informados pelo empregador na plataforma do governo;
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base, ou seja, em 2021.
Se você trabalhou por pelo menos 30 dias no ano de 2021 e atende a todos os requisitos mencionados acima, poderá receber o seu PIS/PASEP de acordo com o calendário de pagamentos estabelecido. Os trabalhadores com a inscrição final 8 e 9 receberão o pagamento no próximo dia 17/07.
Veja também: Dinheiro EXTRA: Lucro do FGTS já tem data limite para pagamento; confira