Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Dinheiro EXTRA: Lucro do FGTS já tem data limite para pagamento; confira

Esse lucro é gerado quando os recursos do FGTS são emprestados ao governo federal e posteriormente devolvidos com correção.

Dinheiro EXTRA: Lucro do FGTS já tem data limite para pagamento; confira

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) realiza periodicamente a distribuição de lucros do fundo. Esse valor tem um prazo definido para ser depositado nas contas dos trabalhadores e pode aumentar a renda da população, desde que tenha certas regras para se beneficiar do pagamento extra.

O lucro do FGTS é um direito dos trabalhadores que possuem contas abertas no Fundo de Garantia. Serão contemplados todos aqueles que tinham saldo positivo até dezembro de 2022. Esse lucro é gerado quando os recursos do FGTS são emprestados ao governo federal e posteriormente devolvidos com correção.

Quando o lucro do FGTS será pago e qual valo?

De acordo com os documentos apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF), estima-se que o lucro do FGTS em 2022 possa alcançar um novo recorde. No dia 25 de julho, o Conselho Curador do FGTS irá discutir o desempenho do fundo, e espera-se um valor total elevado. O prazo máximo para que o dinheiro seja depositado nas contas dos trabalhadores é o dia 31 de agosto.

Conforme documento da Advocacia-Geral da União (AGU) apresentado ao STF, estima-se um resultado preliminar superior a R$ 15 bilhões. Esse documento foi apresentado durante o processo de ajuste das contas do FGTS.

É importante ressaltar que o lucro do FGTS não pode ser totalmente distribuído entre os trabalhadores, pois o índice de distribuição é determinado pelo conselho curador do fundo. Os valores serão depositados nas contas do Fundo até o dia 31 de agosto, porém o saque está sujeito a restrições. Os trabalhadores só poderão retirar os valores de acordo com as regras protegidas pelo fundo, as quais ainda não foram divulgadas.

Por fim, o FGTS possui um rendimento anual de 3%, acrescido da variação da Taxa Referencial (TR). No entanto, seu rendimento tem sido objeto de discussões devido aos investimentos realizados. Essa discussão se dá principalmente pelo fato de o rendimento do FGTS ser inferior à consideração, o que faz com que os valores depositados se desvalorizem ao longo dos anos.

Veja também:Novo programa do governo garante GRANDE VITÓRIA a famílias em situação de vulnerabilidade

Comentários estão fechados.