CNH

Quadrilha vendia Carteiras de Habilitação (CNH) no Detran

Quadrilha vendia Carteiras de Habilitação (CNH) no Detran
Quadrilha vendia Carteiras de Habilitação (CNH) no Detran

Quadrilha vendia Carteiras de Habilitação (CNH) no Detran. A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21/11), a Operação “Captiosus”, que desarticulou um esquema de venda de carteiras de habilitação. Vinte mandados de busca e apreensão mais 11 de prisão foram cumpridos

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Góis, informou que o esquema fraudulento vinha sendo investigado pela 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e tinha a participação de três servidores do Ciretran da região, que cobravam propina para aprovar candidatos, inclusive analfabetos, sem os exames exigidos para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foram presos Arlivan Carvalho Gonçalves, vereador de Campo Formoso e dono de autoescola, Rute Maia Batista, esposa de Arlivan e também dona de autoescola, além dos servidores Manoel Regivaldo Vitor Damasceno, João Bosco Soares Guimarães e Carlos Alberto Menezes Andrade.

Ainda segundo a Polícia Civil, outras três proprietárias de centros de Formação de Condutores (CFCs), identificadas como Maria Angélica Rodrigues, Antônia Maria de Carvalho Conceição, a Toinha, e Marley Pollyanna Carvalho Feliz, além dos instrutores de direção Emerson Pinheiro Sena Gomes, Reinivan Silva Alves e José Sergio Aleixo da Silva, também tiveram os mandados de prisão cumpridos.

Durante as buscas em diversos imóveis, os policiais apreenderam documentos que comprovam a fraude. João e Atailton também acabaram autuados em flagrante depois que a polícia encontrou uma arma de fogo e combustível armazenado ilegalmente em suas casas, respectivamente.

O caso acontece no município de Senhor do Bonfim, na Bahia, que fica a 400 km de Salvador.

A investigação, que teve o apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), das coordenações de Operações Especiais (COE) e de Apoio Técnico a Investigação (CATI/Depin), além de policiais das Coorpin de Feira (1ª), Jacobina (16ª), Juazeiro (17ª) e Euclides da Cunha (25ª), também apura a participação de um delegado e de um investigador da PC, no esquema.

Por meio de nota, o Detran disse que “é favorável a todas as investigações de combate à corrupção, envolvendo servidores e empresas credenciadas ao órgão. Os servidores identificados na operação serão exonerados, sem prejuízo para a abertura de processos disciplinares”. O órgão relatou ainda que todos os investigados foram afastados dos seus cargos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo