Sabia que existem esmaltes com substâncias tóxicas e até cancerígenas?
Sabia que existem esmaltes com substâncias tóxicas e até cancerígenas? A maioria das pessoas gostam de ter unhas bem lindas, cuidadas e saudáveis. Assim, nós utilizamos diversos produtos para facilitar o tratamento.
Entretanto, alguns esmaltes possuem, na sua constituição, elementos que são alérgicos e podem até causar câncer. Por isso, preparamos tudo bem explicado para que você evite produtos com essas substâncias.
> Conheça o tratamento detox caseiro para unhas – fortalece, hidrata e cresce
Substâncias tóxicas em esmaltes
Na composição de alguns esmaltes existem, normalmente, três substância que são tóxicas e você não sabia, que são consideradas agentes cancerígenos.
Os três componentes são o tolueno, o formaldeído e o dibutilftalato. Então, esses elementos já tem uso proibido pelos países da união europeia desde 2004.
Nesses países eles costumam chamar os agentes de Three-Free, que significa livre do trio de risco. Desse modo, depois da legislação ser aprovada, as embalagens de esmaltes passaram a informar que eram Three-Free.
> Soluções caseiras para fortalecer e crescer unhas mais rápido
Pesquisas mostram que empresas mentem
Uma pesquisa realizada na Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu identificar alguma das 3 substâncias em, pelo menos, 10 para 12 esmaltes.
E todas são empresas que colocavam em sua embalagem o rótulo que afirmava que nenhuma dessas substâncias estavam na composição do produto, levando sérios riscos de saúde ao consumidor.
> Saiba como cuidar da pele, cabelo e unhas com o Óleo de Baobá
No Brasil, uma empresa chamada PROTESTE resolveu fazer o teste e obteve resultados ainda piores. A PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) é uma entidade sem fins lucrativos e que visa promover uma melhor decisão de compra aos consumidores.
Eles testaram diversas marcas quanto a durabilidade, tempo de secagem, abrasividade e brilho. Em meio aos testes foram encontradas algumas substâncias que causam alergia e podem levar ao câncer, como: foramdibutyl phtalate, nitrotoluene, toluene e furfural.
> Unhas grossas e amareladas: Causas e tratamentos caseiros eficazes
Porém, infelizmente, a nossa legislação não fala muito sobre esses compostos químicos quanto ao uso em cosméticos e nenhum deles possuem um limite máximo da sua quantidade na composição.
Marcas famosas
Assim, o Ministério Público já processou duas marcas muito famosas do mercado: a Risqué e a Impala, que foram obrigadas a assinar um termo no qual se responsabilizam por reduzir os produtos tóxicos em seus esmaltes.
> Aprenda a cuidar das cutículas para elas favorecerem suas unhas
O tolueno é o principal agente causador de processos alérgicos e, segundo pesquisas, pelo menos 10% das mulheres são alérgicas a pelo menos uma dessas substâncias. Então, esse composto, se for inalado, pode irritar nariz, olhos e garganta e pode causar enjoos, tontura e até perda de consciência.
Portanto, agora quando você for comprar um esmalte, fique bastante atenta a sua composição química e prefira marcas que não utilizem esse tipo de substâncias.
> Veja dez hábitos que você tem que evitar para manter as unhas saudáveis
Com informações do site Nada Frágil