Se seu couro cabeludo está cheio de caspas, veja como se livrar


Se seu couro cabeludo está cheio de caspas, veja como se livrar
Imagine, é uma ocasião especial e você já saiu com seu look – enfeitado com sua roupa mais elegante, passou horas se maquiando, experimentou um penteado chique e terminou o look com os acessórios mais escolhidos e quando você está pronto, você nota que sua roupa está cheia de pequenos flocos de neve nos ombros as indesejáveis caspas.
Apesar de minúsculos, a caspa é algo que incomoda bastante homens e mulheres, por isso vamos te ensinar como se livrar delas, mas antes vamos entender o que faz com que o couro cabeludo fique com caspas.
Causas da caspa
Flocos e um couro cabeludo coçando são os principais sintomas da caspa, e geralmente, estes pioram durante os meses de inverno, quando o ar está seco. Caspa acontece quando as células da pele derramam a uma velocidade mais rápida do que o normal. Isso faz com que flocos amarelos e brancos se acumulem sobre sua cabeça e caiam sobre seus ombros.
Identificar a causa exata do seu couro cabeludo pode ser complicado, mas algumas possibilidades podem ser:
- não usar shampoo regularmente, o que faz com que as células da pele se acumulem e criem flocos e coceiras;
- não enxaguar seu shampoo bem;
- uma levedura chamada malassezia, que cresce em seu couro cabeludo e causa crescimento excessivo de células da pele;
- uma reação ruim a produtos capilares que não se adequam ao seu couro cabeludo;
- pele irritada e oleosa;
- uma condição conhecida como psoríase do couro cabeludo (uma forma grave de caspa);
Além dos pontos acima mencionados, um couro cabeludo também pode ser resultado de distúrbios hormonais, estresse e até mesmo uma dieta não saudável. Para alguns, um couro cabeludo esfolado corre na família e é, portanto, hereditário. Algumas condições, como a doença de Parkinson, também podem causar descamação no couro cabeludo.
>>Dica de Beleza: veja como fazer seu esmalte durar mais
Como combater a caspa
Lave o cabelo com frequência. Esta é a maneira mais fácil de se livrar dos flocos em sua cabeça. Se você está se perguntando com que frequência lavar o cabelo, então você deve perceber que não há uma resposta de tamanho único para isso. Algumas pessoas precisam lavar o xampu diariamente, enquanto para outras, uma ou duas vezes por semana é suficiente. Se você tem caspa leve, então você pode usar shampoo regular.
Se o seu problema de caspa é tal que um shampoo regular pode não ser eficaz, então experimente shampoos que são especialmente criados para o tratamento da caspa. Você pode começar usando esses shampoos diariamente. Então, quando os flocos começam a desaparecer lentamente, comece a lavar o cabelo dia sim dia não.
No entanto, tenha em mente que o primeiro shampoo que você usa pode não necessariamente ajudá-lo. Pode levar algum tempo para descobrir qual shampoo funciona melhor para você. Diferentes marcas de shampoos anti-caspa contêm ingredientes diferentes, então experimente alguns para encontrar um que seja adequado para você.
Dica : Procure por sulfeto de selênio, pirithione de zinco ou shampoos de ácido salicílico.
Remédios caseiros para combater caspas:
Embora as dicas básicas acima mencionadas possam ajudá-lo lentamente a se livrar de um couro cabeludo esfolado, você também pode experimentar alguns remédios naturais usando ingredientes disponíveis em casa. Isso não só vai ajudá-lo a se livrar da caspa, mas também tornar seu cabelo saudável, então qual é o mal em experimentá-los, certo?
1. Suco de limão e iogurte:
As propriedades antissépticas de Lemon são uma benção para o tratamento da caspa. Para preparar esta máscara de cabelo, misture suco de limão com iogurte, aplique-o no couro cabeludo e deixe descansar por alguns minutos. Enxágue essa mistura e depois lave o cabelo com um shampoo leve. Tente isso diariamente.
>>8 usos incríveis de gelo que beneficiam seu corpo
2. Aloe Vera:
As propriedades hidratantes de Aloe vera ajudam a aliviar o ressecamento e coceira, que geralmente acompanham um couro cabeludo esfolado. Então, retire o gel do aloe vera (ou vá para uma versão comprada na loja se você não quiser passar por esse incômodo) e aplique-o em seu couro cabeludo uniformemente. Após 15 minutos, enxágue e lave o cabelo com um shampoo leve.
3. Bananas e abacate:
Aqui está um fato divertido: bananas alimentam o couro cabeludo e reduzem flocos, então prepare essa máscara já! Amasse duas bananas e misture com um abacate maduro. Aplique esta mistura no couro cabeludo e deixe descansar por meia hora. Enxágue bem.
>>Dica de Beleza: veja como evitar que a máscara se encha de batom
4. Óleo de árvore de chá:
O óleo de árvore de chá parece ser o Santo Graal dos remédios naturais, usado para tratar doenças que vão da acne à psoríase. As propriedades antimicróbicas e anti-inflamatórias do óleo de árvore de chá ajudam a aliviar a gravidade da caspa. No entanto, tenha em mente que o óleo de árvore de chá é altamente concentrado e pode causar irritação. Portanto, é melhor diluí-lo antes de usá-lo. Adicione algumas gotas dele a um óleo transportador como óleo de coco antes de aplicá-lo em seu couro cabeludo.
Se você está preocupado com esses flocos caindo no ombro da sua camiseta preta, experimente essas dicas junto com o uso de um shampoo caspa. Eles definitivamente vão ajudá-lo a se livrar de um couro cabeludo descamado.
No entanto, se nenhuma dessas dicas ajudar, e mesmo o shampoo anti-caspa especial não melhorar a condição, então você deve consultar um médico de pele. O médico pode prescrever um shampoo mais forte que contém o cetoconazol antifúngico. Caso sua descamada seja causada por uma condição como psoríase do couro cabeludo, seu médico recomendará tratamentos adequados.
>>Repare os danos e fortaleça seu cabelo com essas máscaras naturais