Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho fecha academias, casas de shows, parques e escolas para conter Coronavírus

Simões Filho fecha academias, casas de shows, parques e escolas para conter Coronavírus
Simões Filho fecha academias, casas de shows, parques e escolas para conter Coronavírus

Simões Filho fecha academias, casas de shows, parques e escolas para conter Coronavírus.

O prefeito Dinha Tolentino (MDB), por meio de decreto impôs medidas temporárias de prevenção e controle para enfrentamento do coronavírus (COVID-19) para evitar aglomeração de pessoas em Simões Filho (BA), na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com gestor, o decreto leva em consideração as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que definiu a situação no Brasil como uma pandemia.

Apesar de não haver caso confirmado do Coronavírus na cidade, a medida aconteceu em virtude de alguns casos suspeitos registrados no município, que estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Simões Filho fecha academias, casas de shows, parques e escolas para conter Coronavírus.

“A gente está mapeando. Houve alguns casos suspeitos, mas foram visitados pelos agentes e profissionais de saúde e estamos identificando, observando e monitorando essas pessoas, mas graças a Deus, os sintomas não condizem com os sintomas sinalizados como indicadores como possível caso confirmado”, esclareceu.

Ainda segundo o gestor, as medidas visam o bem-estar social e a segurança dos simõesfilhenses. “Precisamos nos antecipar e as medidas do decreto levam em consideração o bem-estar social e a segurança do população. Estamos vigilantes e às equipes em prontidão. Este é o momento de unirmos forças para combater o coronavírus” pontuou Dinha.

O que muda em Simões Filho a partir de agora? Veja ponto a ponto:

Academias, casas de shows e parques

Fica suspenso, pelo prazo de 15 dias corridos, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos:

  • academias de ginástica;
  • casas de shows;
  • parques infantis privados.

Eventos:

– Ficam suspensos em Simões Filho, pelo prazo de 90 (noventa) dias, prorrogáveis por igual período, eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público bem como aqueles apoiados ou patrocinados pela gestão municipal.

– Fica suspenso, ainda, também pelo prazo de 90 (noventa) dias, a realização de eventos coletivos para público igual ou superior a 150 (cento e cinquenta) pessoas, realizados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta, dos setores privados, com ou sem fins lucrativos, que impliquem em aglomeração de pessoas.

Ficam canceladas as autorizações já expedidas para eventos programados para o período indicado neste Decreto.

Veja também: Coronavírus faz faltar álcool gel e máscaras em farmácias de Simões Filho

Bares e Restaurantes

– Os bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas. Nos eventos abertos recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas.

Escolas

Ficam suspensas, pelo prazo de 15 dias corridos, as atividades de classe de todas as unidades escolares integrantes da rede municipal de educação

Recomenda-se que os estabelecimentos da rede privada de ensino licenciados pela Prefeitura Municipal de Simões Filho suspendam as atividades pelo mesmo período indicado no caput.

Isolamento

Fica recomendado que a população simõesfilhense em recente e/ou atual retorno de viagens internacionais, em especial atenção para aquelas localidades com transmissão do vírus, o cumprimento das seguintes medidas:

  • Para as pessoas sem sintomas respiratórios, permanecer em isolamento domiciliar (autoisolamento) por 07 dias
  • Para pessoas com sintomas respiratórios leves, estendendo-se para os contatos domiciliares, ligar para a Vigilância Epidemiológicas, a fim de ser orientada sobre providências mais especificas através do telefone 3296-1704 (no horário administrativo).

Enfrentamento ao Covid-19

– Para o enfrentamento da emergência de saúde decorrente do coronavírus, em conformidade com o disposto na Lei Federal n.º 13.979 de 6 de fevereiro de 2020, poderão ser adotadas as seguintes medidas:

  • coleta de amostras clínicas;
  • exames médicos;
  • testes laboratoriais;
  • isolamento;
  • quarentena;
  • vacinação e outras medidas profiláticas;
  • tratamentos médicos específicos;
  • estudo ou investigação epidemiológica;

Veja mais: Álcool gel é eficaz na prevenção ao coronavírus, afirma CFQ

Cuide da sua saúde e proteja os outros, fazendo o seguinte:

  1. Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  2. Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  3. Evite aglomerações se estiver doente.
  4. Mantenha os ambientes bem ventilados.
  5. Não compartilhe objetos pessoais.
  6. Evite tocar nos olhos, nariz e boca
  7. Manter o distanciamento social: Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
  8. Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus.
  9. Pratique a higiene respiratória. Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo

Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções do Ministério da Saúde.

Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ir com antecedência a uma unidade de saúde permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.

Comentários estão fechados.