10 coisas que você não deve colocar no forno de micro-ondas
10 coisas que você não deve colocar no forno de micro-ondas – O forno micro-ondas é um aparelho muito útil no nosso dia a dia, pois agiliza o tempo em que aquecemos, descongelamos ou até cozinhamos os alimentos, no entanto, não é um aparelho que se possa utilizar para tudo, existindo alimentos ou produtos que não são adequados para utilização neste aparelho e que, se utilizados, podemos sofrer um acidente ou danificar o nosso aparelho.
10 coisas que você não deve colocar no micro-ondas
1. Sacos de papel
Sacos de papel comuns podem produzir vapores perigosos quando aquecidos ou até mesmo causar incêndio, por isso não é recomendado colocá-los no micro-ondas, a menos que sejam sacos feitos para preparar alimentos neles, como pipoca.
2. Nada
Ao operar o forno micro-ondas sem nada dentro, ou seja, vazio, você fará com que os micro-ondas utilizados para aquecer os alimentos comecem a colidir com as paredes do aparelho, o que pode causar danos significativos ao aparelho, por isso nunca deixe o forno vazio.
3. Ovos com casca
O forno de micro-ondas aquece o interior do ovo onde é criado um acúmulo de vapor, que pode fazer com que esse alimento exploda dentro do aparelho ou até mesmo quando você acabou de retirá-lo.
4. Isopor
Existem recipientes feitos com poliestireno expandido, nome científico do isopor, como alimentos pré-cozidos ou que são vendidos na rua. Este material não está preparado para ser utilizado no micro-ondas, pois não suporta as altas temperaturas que ocorrem no seu interior, mas caso tenha dúvidas sobre quais os recipientes que possuem este material, o melhor é verificar se o recipiente é próprio para micro-ondas.
5. Molho de tomate
Devido à espessura desses molhos, eles evitam que o calor escape, gerando bolhas de vapor que surgem durante o cozimento, que podem explodir em seu interior ou ao retirar o recipiente. Isso pode sujar o aparelho, mas também causar queimaduras.
6. Uvas
Embora a causa seja desconhecida, o aquecimento das uvas no micro-ondas gera faíscas e até incêndio. Existem várias teorias que o explicam e uma das mais aceitas é que as moléculas se ionizam e é criado um plasma brilhante que pode explodir.
7. Pauzinhos
Palitos de madeira podem pegar fogo no micro-ondas porque a madeira é um material altamente inflamável. No caso dos pauzinhos de plástico, eles podem quebrar ou liberar toxinas prejudiciais à saúde.
8. Plástico
Deve-se evitar sacolas, garrafas ou pratos plásticos que não resistam ao calor do forno de micro-ondas, pois é um material que derrete ou pode liberar substâncias nocivas ao organismo. Aqui, explicamos em detalhes por que é perigoso aquecer plástico no forno de micro-ondas.
9. Alumínio
O alumínio é um material ideal para proteger os alimentos, mas no micro-ondas pode causar um incêndio, além de liberar substâncias químicas potencialmente cancerígenas como o bisfenol-A (BPA).
10. Vegetais de folhas verdes
Talvez você queira fazer um ensopado com folhas verdes, mas se as introduzir secas, podem gerar faíscas. Caso queira cozinhá-los no forno de micro-ondas, é recomendável colocá-los em um recipiente especial e cozinhá-los no vapor com um pouco de água, tomando cuidado para não ultrapassar os tempos.