Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

5 tinturas naturais para você colorir o cabelo sem química

5 tinturas naturais para você colorir o cabelo sem química
5 tinturas naturais para você colorir o cabelo sem química

5 tinturas naturais para você colorir o cabelo sem química

Algumas mulheres adoram pintar o cabelo para mudar o visual ou simplesmente para esconder os fios brancos que insistem em aparecer precocemente. Colorir o cabelo é uma boa opção para dar uma repaginada, no entanto a maioria das tinturas contém diversos produtos químicos que muitas vezes acabam ressecando e estragando os fios.

Se você deseja mudar a cor do cabelo ou simplesmente dar uma escurecida nos fios para cobrir os cabelos brancos temos algumas plantas que produzem extratos excelentes para pintar o cabelo realçam a cor e o brilho natural do cabelo.

Vale ressaltar que as soluções feitas em casa com essas plantas naturais, nem sempre produzem uma coloração tão forte e intensa quanto das tinturas industrializadas, pois estão mais propensas a oxidação, mudanças de cor e desbotamento. Por conta disso, antes de qualquer aplicação é necessário manter o mais hidratado possível para que a coloração fique mais evidente.

Outra observação a fazer é que algumas dessas tinturas naturais muitas vezes só darão o resultado esperado após a segunda ou terceira aplicação, mas é uma excelente opção para as mulheres que não podem usar nenhum tipo de química, além de ser econômica e feitas com ingredientes naturais que tratam o cabelo ao passo que colore.

>>Reduza a acne em seu rosto com 2 rotinas faciais para o dia e a noite

Confira 5 opções de tintas naturais

1. Beterraba para cabelo vermelho

A beterraba possui uma substância chamada betacaroteno, que tem função antioxidante e possui um pigmento avermelhado que pode ser usada para realçar a coloração avermelhada dos fios de cabelos e também é indicada para dar brilho. Para fazer a tinta natural com beterraba, basta seguir as instruções a seguir.

Ingredientes

  • 1 beterraba picada;
  • 1 litro de água;

>>Aprenda a fazer vinagre com casaca de laranja para higienizar a casa

Modo de preparo

Colocar a beterraba numa panela e deixar cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Depois, utilizar a água avermelhada do cozimento da beterraba para passar no cabelo depois de lavado e não enxaguar. A água onde cozinhou a beterraba pode ser guardada em um recipiente e aplicada sempre nos cabelos como o último enxague.

2. Henna para cabelos pretos

A henna é um corante natural extraído da planta Lawsonia inermis e é usado, muitas vezes, para fazer tatuagem temporária e para engrossar a sobrancelha. Porém, a henna tem substâncias que ajudam a equilibrar o pH do couro cabeludo e por causa dos seus pigmentos, pode ser usada para deixar a coloração avermelhada no cabelo. O ideal é fazer a pintura com este produto, com auxílio de um cabeleireiro profissional.

>>Nova máscara japonesa para mostrar uma pele jovem e radiante

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de pó de henna;
  • 4 colheres (de sopa) de água;

Modo de preparo

Misturar a água com o pó de henna até que vire uma pasta, colocar um plástico filme em cima e deixar descansar por cerca de 12 horas.

Depois, passe óleo de coco no contorno do cabelo para que a henna não manche a pele e com auxílio de uma luva passe o produto nas mexas do cabelo. Deixe a henna agir de 15 a 20 minutos, em seguida lave e hidrate o cabelo.

3. Camomila para clarear o cabelo

A camomila é uma planta utilizada em muitos produtos cosméticos, como shampoos e máscaras hidratantes, pois possui substâncias como apigenina, capaz de clarear os fios de cabelo, deixando-os mais iluminados e com coloração dourada e castanho-amarelado. Os efeitos da camomila não são instantâneos, por isso, para verificar os efeitos do uso são necessários vários dias de uso.

>>Descubra porque devemos usar esfoliante pelo menos 1 vez na semana

Ingredientes

  • 1 xícara de flores secas de camomila;
  • 500 ml de água;

Modo de preparo

Ferver a água e colocar as flores secas de camomila, tapar o recipiente e em seguida, esperar esfriar. Em seguida, deve-se coar a mistura e enxaguar os fios de cabelo, deixando atuar por 20 minutos. Depois, pode-se lavar o cabelo normalmente, com hidratante ou condicionador. Veja mais outras opções de receitas caseiras com camomila para clarear o cabelo.

4. Hibisco para cabelos vermelhos e combater caspa

O hibisco é uma flor com substâncias flavonoides que possui um pigmento avermelhado e por isso pode ser usada como tinta natural para o cabelo. Esta planta também é capaz de controlar a caspa, reduzir os efeitos dos raios ultravioletas sobre os fios de cabelo e ajuda no crescimento capilar. O chá de hibisco pode potencializar a cor do cabelo e fazer com que os fios fiquem mais avermelhados.

>>Confira todos os usos da vaselina para o cuidado da pele

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco;

Modo de preparo

Colocar o hibisco seco na água fervendo e deixar descansar por 15 minutos. Em seguida, é necessário coar a solução, aplicar o chá sobre os cabelos limpos, deixar agir por 20 minutos e em seguida, lavar o cabelo como de costume. Alguns locais vendem o hibisco em pó, que pode ser misturado a henna e isto dá um efeito mais ruivo aos fios de cabelo.

5. Chá preto para cabelos castanhos e grisalhos

Uma outra boa tinta natural para o cabelo é o chá preto que pode ser aplicada nos cabelos castanhos, pretos ou grisalhos. Para fazer esta tinta natural com chá preto, deve-se seguir as seguintes indicações.

Ingredientes

  • 3 xícaras de água;
  • 3 colheres (de sopa) de chá preto;

Modo de preparo

Colocar a água numa panela e deixar ferver. Depois de fervida, colocar o chá preto e a água em um recipiente, e logo após, deixe repousar por meia hora. Posteriormente, lave o cabelo normalmente e em seguida, aplique essa mistura no cabelo, deixando-a agir por vinte minutos, enxaguando por último com água fria.

>>4 óleos naturais para ajudar alongar e fortalecer os cílios

Comentários estão fechados.