Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

7 coisas que você não deve (nunca) limpar com vinagre

Saiba o que não limpar com vinagre

7 coisas que você não deve (nunca) limpar com vinagre – O vinagre é um produto económico, ecológico e muito eficaz para a limpeza de algumas superfícies e tecidos em casa. Isso ocorre porque seu baixo pH confere uma acidez que pode danificar ou agravar as manchas, em vez de eliminá-las.

Por isso, hoje mostro 7 coisas que você nunca deve limpar com vinagre.

As nossas avós já conheciam (e também aplicavam) todos os benefícios do vinagre na limpeza da casa, que, juntamente com o bicarbonato de sódio, são dois produtos que entraram no top 10 dos melhores produtos de limpeza ecológicos.

E embora eu ame todos os usos do vinagre na limpeza da casa, nem tudo pode ser limpo com vinagre. Isso se deve ao seu baixo pH (em torno de 2-3%), que pode ser bom para limpeza e polimento, mas pode não ser a melhor solução para limpar outros aparelhos.

7 coisas que você nunca deve limpar com vinagre

7 coisas que você não deve (nunca) limpar com vinagre
7 coisas que você não deve (nunca) limpar com vinagre | foto: pixabay

Panelas e frigideiras de ferro

Utensílios fundidos, forjados ou de ferro fundido, especialmente panelas e frigideiras, podem perder o revestimento antiaderente (que se forma com o uso) se você usar vinagre para limpá-los. É melhor colocar água dentro do utensílio e fervê-lo junto com uma colher de chá de detergente por alguns minutos.

Depósito de pratos de roupas

Por exemplo, não é aconselhável descalcificar o interior do ferro de passar roupas com vinagre, principalmente se forem instalações modernas, como centros de engomadoria. Isso porque o vinagre tem um pH baixo que pode corroer o revestimento das partes internas, fazendo com que o ferro vaze água suja, enferrujada ou até mesmo pare de funcionar.

Se quiser manter o ferro limpo e sem vestígios de calcário, bastará adicionar água destilada e deixar sair o vapor. Use um pano para reter o vapor e não molhar o chão ou a tábua de passar. Por fim, não esqueça de secá-lo com um pano de microfibra.

Telas eletrônicas

Nesse caso, a melhor solução para limpar telas eletrônicas é usar um pano de microfibra levemente umedecido em água destilada. Outro produto ideal para a limpeza de telas eletrônicas é o álcool isopropílico (também conhecido como álcool de limpeza).

Pisos de pedra porosa ou rústica

O vinagre pode penetrar pelos poros abertos, danificando o piso e deixando uma mancha esbranquiçada na superfície. Esses tipos de pisos costumam ser instalados em varandas ou pátios, têm um aspecto rústico e para cuidar é melhor limpá-los com água morna e um pouco de sabão neutro.

Manchas de origem orgânica

Aquelas que vêm de algum tipo de planta ou do nosso interior, como manchas de chocolate, grama, sangue, urina ou vômito. Ao limpar este tipo de manchas com vinagre, corremos o risco de que fiquem ainda mais agarradas à superfície onde se encontram, o que dificultará muito a limpeza, para as limpar pode cobrir a zona com oxigénio ativo líquido e sabão neutro e enxaguar sempre com água fria.

Superfícies de mármore e granito

As superfícies de mármore e granito não resistem à limpeza com produtos tão ácidos como o vinagre. Isso porque são calcários que, ao entrarem em contato com uma substância ácida, além de tirar o brilho, podem manchar e desgastar a pedra. Também não recomendo o uso de limão ou bicarbonato de sódio. O melhor, sem dúvida, será limpá-los com água morna e sabão de pH neutro.

Pérolas

Coisas tão finas e delicadas como as pérolas não podem ser limpas com nenhum produto agressivo ou forte como vinagre ou alvejante, pois perderiam o esmalte perolado que as torna tão especiais.

Para limpá-los, é melhor limpá-los com um pano macio umedecido com água e sabão neutro. O ideal é esfregar cada pérola até que a maquiagem ou a mancha de suor sejam removidas.

 

Comentários estão fechados.