Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

7 situações podem cortar o Bolsa Família no pente-fino de 2020

7 situações podem cortar o Bolsa Família no pente-fino de 2020
7 situações podem cortar o Bolsa Família no pente-fino de 2020

7 problemas podem cortar o Bolsa Família no pente-fino de 2020.

O Governo Federal anda de olho bem aberto e vai continuar realizando o pente-fino dentro do Programa Bolsa Família em 2020. A labuta do órgão federal é diária e constante. O abjetivo é acabar com as fraudes dentro do maior programa assistencial do país.

Cruzamento de dados no pente-fino

No governo federal, a Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (Govdata) está otimizando esse trabalho ao permitir aos órgãos da União o acesso às diversas bases de dados. O Govdata junta essas bases de dados e simplifica o cruzamento. Isso deverá dar um ganho de agilidade e melhoria dos processos de trabalho do MDS e demais órgãos.

Pente-fino do Programa Bolsa Família em 2020?

Em 2020, o Ministério da Cidadania vai continuar com ações de combate a fraude em todo o país. Para isso, o governo já está implementando novas rotinas de controle que incluem ainda batimentos complementares com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e e do cruzamento de dados com a base do Tribunal de Contas da União (TCU). A intenção é garantir que o benefício seja destinado a quem realmente precisa.

O foco principal do pente-fino do Bolsa Família é descobrir pessoas que prestam informações irregulares, intencionalmente, ao Cadastro Único para Programas Sociais ou que tenham renda superior ao permitido para participar do programa. Outro alvo também são as famílias que não cumprem com as condicionalidades, ou seja, não obedecem as regras.

De acordo com o ministério da Cidadania, o Pente-Fino é um instrumento que serve para garantir que o auxílio chegue à população mais vulnerável, que realmente precisa.

7 situações podem cortar o Bolsa Família no pente-fino de 2020:

Para não perder o Beneficio em 2020, será preciso atender as seguintes exigências:

  1. Não minta para entrar no programa
  2. Mantenha seus dados sempre atualizados de forma correta.
  3. Informe à prefeitura qualquer mudança de endereço e telefone de contato.
  4. Informe também sobre modificações na constituição de sua família, como nascimento, morte, casamento, separação, adoção, etc.
  5. A frequência escolar deve ser de, pelo menos, 85% das aulas para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, todo mês.
  6. Se seu filho faltar aula justifique a falta
  7. Os responsáveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas

O descumprimento das regras acima geram quatro problema para os beneficiários?

  1. O beneficiário recebe uma advertência, que não afeta o recebimento do benefício.
  2. Quando o descumprimento se repete em um período de até seis meses, há o bloqueio, que impede que as famílias recebam o benefício por um mês.
  3. Se, após o bloqueio, houver novo descumprimento, o benefício fica suspenso por dois meses.
  4. O efeito mais grave é o cancelamento do benefício.

Para chegar cancelamento do benefício, o regulamento explica que as famílias só podem ser desligadas do Bolsa Família depois de passarem por acompanhamento pela área de assistência social no município. O processo segue regras específicas da gestão de condicionalidades. Para mais informações, clique aqui.

Comentários estão fechados.