8 benefícios de adicionar cúrcuma em suas preparações
8 benefícios de adicionar cúrcuma em suas preparações e alimentos – Cúrcuma, é o nome desta planta herbácea nativa da Índia, que atualmente é uma das mais apreciadas na gastronomia graças ao seu sabor, poderosa cor natural para apresentar pratos e claro, seus respectivos benefícios que agrega ao corpo e saúde em geral com consumo frequente.
A cúrcuma é um tempero popular na cozinha que se destaca das demais por ter uma cor amarela brilhante única com um tom forte e sabor com notas picantes, há anos tem sido usada para tratar naturalmente vários problemas de saúde, incluindo dores. Para que você conheça mais sobre o assunto, a seguir explicamos apenas oito benefícios que adicionar a cúrcuma em suas preparações traz para a saúde e desfrutar de comidas deliciosas e com muita cor, repletas de perfil nutricional proporcionado por esse popular tempero de cozinha.

Benefícios da cúrcuma
1- Efeito anti-inflamatório
Pode reduzir a inflamação em diversas áreas, desde o inchaço no estômago até a dor que as pessoas sentem com artrite nas articulações. É claro que seu uso não deve impedir a consulta com um médico especialista.
2- Antioxidantes
Os curcuminóides e seu principal componente, a curcumina, são poderosos antioxidantes encontrados nesta popular espécie culinária. Esses tipos de substâncias têm uma ampla relação para melhorar a saúde ou prevenir algumas doenças crônicas causadas pelos radicais livres.
3- Proteção natural contra o câncer
Muitos estudos apoiam os componentes anticancerígenos contidos nesta raiz, devido ao seu efeito principalmente à curcumina e aos carotenos, que atuam como uma barreira protetora contra o câncer. No entanto, isso não significa que quando consumido seja uma “poção mágica” para preveni-lo, é apenas uma forma alternativa que pode somar esforços com hábitos mais saudáveis para prevenir esta e mais doenças.
4- Previne diabetes
A curcumina foi estudada por suas propriedades redutoras de açúcar no sangue. Estudos sugerem que pode promover níveis saudáveis de açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina e aumentando a absorção de glicose pelos tecidos.
5- Evite distúrbios digestivos
Alguns de seus benefícios incluem seus óleos voláteis: turmerona, atlantona e zingibereno, suas proteínas, resinas e açúcares, além de seu conteúdo em fibra alimentar, vitaminas C, E e K, niacina, sódio, cálcio, potássio, cobre, magnésio, ferro e zinco, este tipo de componentes é um remédio natural para desconfortos estomacais, pois ajuda a reduzir a inflamação, acalma e previne azia e outros distúrbios digestivos.
6- Previne doenças cardíacas
O consumo frequente de cúrcuma previne o risco de doenças cardíacas, pois reduz o colesterol ruim e os triglicerídeos, ao mesmo tempo que previne o risco de ataques cardíacos.
7- Previne a flatulência e promove a drenagem do fígado
Estimula a produção de sucos gástrico e pancreático, pois equilibra o seu pH, combate a formação de gases formados no intestino, prevenindo assim a flatulência e as cólicas intestinais. É considerado um excelente tônico biliar e protetor do fígado, por isso ajuda a eliminar pedras na vesícula biliar e promove a drenagem do fígado.
8- Alimento especial para perder peso
Embora a cúrcuma, como tal, não emagrece (na verdade nenhum alimento tem o poder de fazê-lo por si só), ela ajuda a ativar o metabolismo e a facilitar a digestão dos alimentos, evitando o trânsito lento ou a prisão de ventre.
Vale lembrar que a cúrcuma pode ser encontrada no mercado inteira, raiz fresca ou em pó, dependendo da apresentação, seu sabor varia entre doce e picante. Porém, para usufruir de todos os benefícios à saúde, é importante consultar o seu médico de confiança.