Beneficiários do Bolsa Família vão poder sacar dinheiro na próxima semana

Os beneficiários do Programa social Bolsa Família, residentes de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais (MG) que está enfrentando diversas limitações causados pelas chuvas que atingiram a região no último mês vão podem sacar o benefício a partir da próxima semana.
De acordo com as informações divulgas pelo governo de Minas, o pagamento acontecerá no dia 13 de fevereiro, independente do final do Número de Identificação Social (NIS), ou seja, todos os inscritos receberão neste dia.
Com objetivo de amenizar a situação das famílias do programa neste período chuvoso, o Ministério da Cidadania estabeleceu o calendário de pagamento do benefício, levando em conta que as pessoas perderam seus cartões do Bolsa Família, bem como a documentação civil, como identidade e CPF.
O secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, destaca que a pasta vai dispor de ações emergenciais para minimizar os transtornos da população dos quatro municípios. “[As ações prioritárias do ministério visam oferecer] toda proteção que as pessoas necessitam para restabelecer a normalidade; minimizar danos; dar conforto e apoio às pessoas e suprir algumas necessidades básicas, enquanto a cidade se reorganiza”, afirmou.
Para o recebimento dos valores, os inscritos deverão apresentar a Declaração Especial de Pagamento emitida e assinada pelo gestor municipal do programa nas agências da Caixa Econômica Federal.
As famílias que estão abrigadas nas pousadas ofertadas pela prefeitura, devem aguardar a chegada de equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania que farão uma ação específica voltada à emissão da declaração, dos dias 5 a 7 de fevereiro.
Já no caso dos beneficiários que não estão nas pousadas, o responsável pela família deverá procurar uma das Diretorias Regionais de Assistência Social localizadas nas nove regionais da cidade. Ao chegar lá, deverá apresentar a informação da perda de documentos e do cartão do Programa Bolsa Família.
Outra opção para famílias é se dirigir até o Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), também com a informação de que perdeu os documentos e o cartão.
O Ministério da Cidadania ressalta que, o saque sem escalonamento e com a apresentação da Declaração Especial de Pagamento é válida para os meses de fevereiro e março de 2020.
Confira o calendário abaixo;