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
Aposentados recebem ligação de uma pessoa que diz ser do INSS.
Não é de hoje que os aposentados e pensionistas são vítimas de golpes que buscam roubar o dinheiro dos benefícios que eles recebem. Agora, um novo tipo de fraude relacionado ao INSS foi percebido em vários estados do país.
Este mês a Feapesc – Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos, recebeu informações de que muitos segurados estão recebendo ligações e até um protocolo via WhatsApp do INSS, para adquirir um novo cartão para o benefício. Em alguns casos aposentados e pensionistas receberam a ligação e até mesmo um protocolo de atendimento. Saiba como a situação acontece e fique atento para não cair no golpe.
Entenda como está acontecendo o golpe
Aposentados estão recebendo ligação de uma pessoa que diz ser do INSS e está oferecendo o “Cartão novo de vida” (cartão novo do INSS). Em alguns casos esta pessoa possui informações do beneficiário, mas pede segundo um dos relatos, que o aposentado envie foto do RG e CPF para confirmação e assim receberá o suposto cartão, que segundo o golpista – este novo cartão oferecido pelo INSS serve para a prova de vida além de possibilitar que o aposentado faça pagamentos e tenha acesso a empréstimos. Tem casos que a pessoa passa um número de protocolo e ainda fornece um 0800 (08002970500).
Leia também: Aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar antecipação do Décimo Terceiro (13º)
O que diz o INSS?
Tal situação fez com que fossemos sanar as dúvidas uma vez que o próprio instituto não divulgou oficialmente nenhuma novidade.
O INSS confirma que este é mais um golpe contra o aposentado e Pensionista. Que este suposto “cartão novo de vida” é uma invenção de alguém mal-intencionado que se faz passar por servidor do INSS para lesar cidadão.
Orientações importantes do INSS:
- – O INSS não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone;
- – Todos os serviços do INSS são gratuitos;
- – Não utilize intermediários para entrar em contato com o INSS;
- – Em hipótese alguma, deposite qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
- – Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 ou acesse o Meu INSS, o portal de serviços do INSS na Internet, disponível também na forma de aplicativo para celulares;
- – Não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos;
- – Em caso de golpes, registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135.