Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Morre ex-secretário de Cultura, Jorge Portugal aos 63 anos

Foto:reprodução

O ex-secretário da Cultura, Jorge Portugal, morreu na noite desta segunda-feira, 3, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. De acordo com a unidade de saúde, ele faleceu por volta das 20h15 (horário de Brasília), de falência cardíaca aguda.

>Morre o primeiro cão diagnosticado com Covid-19 nos EUA

Ainda segundo informações do hospital, Jorge que também era professor deu entrada, na tarde desta segunda-feira, na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular da instituição. Ele foi atendido em sua residência por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e, até o caminho para o Hospital, ele teria sofrido quatro paradas cardíacas.

Natural da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, Jorge Portugal completaria 64 anos nesta quarta-feira, 5 de agosto. Ele também era poeta compositor e letrista, com parcerias de sucesso com Roberto Mendes e Raimundo Sodré.

>Ex-deputado e advogado José Mentor morre aos 71 anos

Sobre Jorge

Natural da cidade de Santo Amaro, nascido em 1956, Jorge Portugal viveu uma efervescência cultural na cidade, que tinha como expoentes Caetano e Bethânia, consagrados na MPB desde os anos 60. Sua chegada na capital baiana ocorreu em 1973, onde morou em uma pensão no Tororó e estudou no colégio Central.

Os dotes literários o levaram, em 1979, a lecionar Redação. Além disso, Jorge Portugal chegou a morar no Rio de Janeiro, onde também teve parcerias em composições musicais com artistas como Raimundo Sodré, Osvaldo Montenegro e Roberto Mendes. O retorno à capital baiana ocorreu em 1985.

Luto: Deputado Assis Carvalho morre aos 58 anos

Jorge Portugal sempre atrelou o ensino à cultura. Criou o programa Aprovado em 2001, na Rede Bahia. Em 1998, ele pensou em retribuir a boa base escolar que lhe foi garantida pelo ensino público. Em seguida, Portugal criou um projeto de voluntariado que levava professores renomados de cursinhos a dar aulas de reforço, nos fins de semana, no colégio em que muitos deles foram educados, o Central. O Aprovado tornou-se líder no horário das 8h, onde Portugal ficou por 10 anos.

Após o Aprovado, Jorge comandou o programa nacional “Tô Sabendo”também transmitido na TV Brasil e voltado para o ensino e com atrações artísticas. Ele atuava como escritor, foi articulista do Grupo A TARDE e Conselheiro da Fundação Pierre Verger.

Luto na capital e no estado

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a perda do professor e ex-secretário. O gestor estadual decretou luto no estado nesta terça-feira, 4. Em nota, Rui também exaltou Jorge Portugal, classificando-o como “um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista”.

>Mulher morre após moto que pilotava bater com caminhão em Simões Filho, na BA

Em seu perfil no Twitter, o prefeito ACM Neto lamentou a morte de Jorge Portugal: “A Bahia perde hoje um grande professor, poeta e compositor que trouxe valorosas contribuições para a educação e cultura da nossa terra. Que Deus conforte os familiares e amigos de Jorge Portugal neste momento de profunda dor. Mãos dadas”.

Com informações A Tarde

Comentários estão fechados.