

Dia das Mães vai movimentar R$ 12,2 bilhões no Brasil, estima CNC
O Dia das Mães deve movimentar R$ 12,2 bilhões em todo o país, segundo estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O valor corresponde a um aumento de 47% em relação ao resultado de 2020 (R$ 8,26 bilhões).
O economista sênior da CNC, Fabio Bentes, disse que 2020 foi especialmente atípico para essa data, uma vez que o varejo não essencial estava fechado devido às medidas restritivas impostas pelas autoridades para o combate ao novo coronavírus.
>>Aluguel com vencimento em maio ficará 32% mais caro
Por isso, a CNC optou por comparar a expectativa de vendas de 2021 com a de 2019, que foi o último Dia das Mães normal do varejo. A movimentação financeira prevista para a data ficou 2% abaixo em relação à de 2019, que alcançou R$ 12,34 bilhões.
Bentes aponta que por movimentar praticamente todos os segmentos do comércio, o Dia das Mães é considerado o “Natal do primeiro semestre”. Em 2020, as vendas do varejo para a data recuaram 33,1%, maior queda da série histórica.
>>Empresas oferecem vagas de empregos em Feira de Santana; confira
Preços
De acordo com a CNC, da cesta de 17 bens e serviços para o Dia das Mães, somente cinco apresentaram retração na comparação com o ano anterior: bolsas (-7,6%), artigos de maquiagem (-6,3%), livros (-3,1%), roupa feminina (-2,3%) e sapato feminino (-1,3%). Em geral, a cesta apresenta a maior variação média desde 2016 (4,7% em 2021, contra 7,7%, em 2016).
Levando em consideração a desvalorização do real no período, o economista afirmou que fica muito difícil para o varejista não repassar determinados aumentos de preço. “Quem tende a repassar é o varejista que está com a corda no pescoço”. Para o varejo de vestuário, isso ainda não ocorreu. Ele está oferecendo produtos a preços menores que os do ano passado, para tentar atrair o consumidor.
>>Bahia recebe mais 336 mil doses de vacinas contra a Covid-19