

Saiba como usar o FGTS para o financiamento da casa própria
Já é possível realizar o financiamento de um imóvel através do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esta alternativa, pode ser uma boa estratégia para aqueles que têm o sonho da casa própria, e desejam se livrar do aluguel de uma vez por todas.
Conforme aprovação do Conselho Curador do Fundo, a partir de agosto, será possível financiar a compra ou a construção de imóveis através do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), utilizando o saldo do FGTS. O modelo traz como vantagem, realizar este processo sem nenhuma ligação com Bancos, todavia, pode apresentar taxas de juros mais altas em relação ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
>>Bahia recebe novo lote com 143,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19
Cabe salientar, que antes essa opção era restrita ao SFH, ao estender a possibilidade de utilizar o saldo do Fundo para o SFI, o tornou-se possível o financiamento de imóveis para outros grupos. Isto porque, este modelo conta com recursos livres de instituições bancárias.
Posto isto, confira como funciona esta categoria de financiamento, e as questões que giram em torno dele, bem como as condições que o possibilitam.
Financiamento de imóveis utilizando o FGTS
Como já introduzido, utilizar o saldo do FGTS para financiar um imóvel, era um processo restrito ao SFH, agora ampliado ao SFI. A partir disso, o financiamento possibilitará as seguintes opções sem qualquer ligação direta com bancos:
- Pode-se utilizar o saldo presente no fundo, para pagar o valor total da compra/construção de um imóvel, ou utilizar parte dele como entrada;
- É possível utilizar o FGTS para liquidar suas dívidas (amortização), ou reduzir o valor devido do imóvel;
- Também existe a possibilidade de abater 80% das prestações em até 12 meses, através do FGTS.
>>ANS penaliza e suspende venda de oito planos de saúde; confira
Condições e regras para o Financiamento (SFI)
Vale ressaltar, que para ser possível financiar um imóvel através do SFI, é necessário obedecer algumas condições e regras. Vamos a elas:
Regras:
- O imóvel deve ser localizado na área urbana;
- O custo do imóvel deve ser até R$ 1,5 milhão;
- O imóvel não pode possuir pendências na matrícula;
- O imóvel não pode possuir algum financiamento a partir do saldo do FGTS nos últimos 3 anos.
- O imóvel deve ser residencial.
Condições:
>>Brasil aplica 2,5 milhões de doses contra covid em 24h e bate recorde
- O comprador deve ter ao menos 3 anos de carteira assinada;
- Não possuir um imóvel no mesmo município, onde mora ou trabalha;
- Não possuir um financiamento ativo no SFH;
- O atual proprietário do imóvel não deve possuir dívidas ou ter o nome sujo junto aos órgãos de proteção de crédito (Serasa/Spc).