Sobe para 26 o nÂș de mortos por causa das chuvas na Bahia


Sobe para 26 o nÂș de mortos por causa das chuvas na Bahia
De acordo com informaçÔes da SuperintendĂȘncia de Proteção e Defesa Civil (Sudec) os nĂșmero de mortos por causa da chuva na Bahia subiu para 26 nesta segunda-feira (3). Ainda segundo dados da Sudec sĂŁo 30.915 desabrigados, 62.731 desalojados e 518 feridos. O nĂșmero total de atingidos Ă© de 715.634 pessoas.
A Sudec detalhou a 26ÂȘ vĂtima Ă© um homem de 39 anos, que se afogou no povoado do SabiĂĄ, na zona rural do municĂpio de Belo Campo.
As localidades com vĂtimas fatais sĂŁo: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), IlhĂ©us (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), SĂŁo FĂ©lix do Coribe (2), Ubaitaba (1) e Belo Campo (1).
Os nĂșmeros correspondem Ă s ocorrĂȘncias registradas em 166 municĂpios afetados. Desse total, 154 estĂŁo com decreto de situação de emergĂȘncia.
Mais de 30 médicos reforçam equipes assistenciais nas regiÔes afetadas
O MinistĂ©rio da SaĂșde enviou 23 mĂ©dicos Ă Bahia, do total de 119 prometidos pelo ministro Marcelo Queiroga, para atender a população atingida pela catĂĄstrofe ambiental que culminou em mais 90 mil pessoas desabrigadas e desalojadas e em 156 municĂpios em situação de emergĂȘncia.
Adicionalmente, a Secretaria da SaĂșde do Estado da Bahia (Sesab) remanejou oito mĂ©dicos do quadro para atuar na regiĂŁo. AlĂ©m de socorrer os feridos, os profissionais de saĂșde tĂȘm a missĂŁo de minimizar os efeitos do contato com as ĂĄguas sujas das enchentes e combater doenças como cĂłlera, leptospirose, hepatite, doenças diarreicas e febre tifoide, por exemplo.
Todos eles jĂĄ desembarcaram em IlhĂ©us e estĂŁo em deslocamento para os seguintes municĂpios: Gandu, ItajuĂpe, PiraĂ do Norte, DĂĄrio Meira, TeolĂąndia, Canavieiras, Apuarema, Nova IbiĂĄ, IbicaraĂ, Angical, Paratinga, Wanderley, Cotegipe, Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Medeiros Neto, IbicuĂ, Itarantim, Jiquiriçå, UbaĂra e Amargosa.
De acordo com a secretĂĄria estadual da SaĂșde da Bahia, Tereza Paim, a distribuição dos mĂ©dicos foi feita pela Sesab em parceria com Conselho de SecretĂĄrios Municipais de SaĂșde da Bahia (Cosems-BA). âBuscamos uma equidade com foco nos municĂpios muito afetados e com população desabrigada e desalojada.
Periodicamente novas avaliaçÔes serĂŁo feitas, a fim de incluir novos municĂpiosâ, destaca a secretĂĄria.
>>Bombeiros do RJ que atuam nas enchentes da Bahia testam positivo para Covid