Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

ALERTA GERAL: Governo se pronuncia sobre fake news envolvendo o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado importante para esclarecer o assunto.

ALERTA GERAL: Governo se pronuncia sobre fake news envolvendo o INSS

Será que as aposentadorias estão realmente chegando ao fim? Essa é a mensagem que tem se espalhado pela internet nos últimos dias, causando preocupação e confusão entre os seguros. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado importante para esclarecer o assunto.

Diversas publicações nas redes sociais afirmam que as aposentadorias por tempo de contribuição foram extintas. Essa notícia falsa também alega que o INSS está sem recursos para pagar os benefícios.

Diante da preocupação causada entre os segurados, o INSS emitiu um alerta na terça-feira passada, dia 11, informando que essas informações são falsas. Para dar uma aparência de veracidade, as mensagens usam uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como plano de fundo.

INSS esclarece notícias falsas

Um narrador nas postagens afirma que o governo federal anunciou o fim das aposentadorias por tempo de contribuição para aqueles segurados do INSS que começaram a contribuir a partir de 14 de novembro de 2019, após a homologação da Reforma da Previdência, aproveitando-se de forma irresponsável das mudanças.

Contudo, de acordo com as novas regras, quem não prestava serviços formais antes de 13 de novembro de 2019 teria a chance de se apostar somente após completar 20 anos de contribuição com 65 anos de idade para homens, ou 15 anos de contribuição e 62 anos de idade para mulheres.

“Para os segurados que já contribuíram para o INSS antes da promulgação da reforma, serão aplicadas regras de transição para a concessão da aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Ou seja, o INSS ainda concede aposentadoria por tempo de contribuição”, esclareceu o órgão.

Pagamentos serão feitos normalmente

As publicações falsas também afirmam que os seguros do INSS não têm previsão para receber seus benefícios, o que também foi desmentido pelo governo. Segundo o instituto, o cronograma de pagamentos continua em vigor.

As aposentadorias, pensões e outros benefícios serão pagos no calendário de julho, que começa no próximo dia 25 para quem recebe até um salário mínimo. Já os que ganharam acima de R$ 1.320 começarão a receber a partir do dia 1º de agosto.

Veja também: Melhorias do novo Minha Casa, Minha Vida arrancam suspiros de brasileiros

Comentários estão fechados.