Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Casos de coronavírus aumentam 7 vezes em Simões Filho após prefeito flexibilizar volta do comércio

Movimento nas ruas aumentou após flexibilização do comércio

O número de casos de Covid-19 em Simões Filho (BA), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), é sete vezes maior desde a flexibilização do funcionamento do comércio na cidade, em 22 de abril. Naquela data, eram 6 pacientes infectados. 23 dias após a liberação, a cidade já registra 43 casos confirmados até esta última quarta-feira (13/05), segundo a Prefeitura de Simões Filho – um crescimento de 616%.

>Alguns beneficiários do Auxílio Emergencial poderão receber duas parcelas de uma vez

Conforme o último boletim, em 24 horas, Simões Filho teve mais 9 casos confirmados. Os últimos pacientes confirmados são moradores do: Centro (1), Vida Nova (3), Aratu (1), Ponto Parada (1), CIA 1 (1), Parque Continental (2).

A flexibilização do funcionamento do comércio foi autorizada pela prefeito Diógenes Tolentino – Dinha (MDB), na ocasião, após um decreto municipal que permite que clientes efetue a retirada da mercadoria na loja, entre as 8h e 13h. O decreto também permite a realização de entregas a domicilio e recebimento de faturas e pagamentos nas lojas.

Com a liberação, pessoas passaram a retirar mercadoria na porta das lojas.

A partir dessa flexibilização o que se viu foram ruas cheias, e muita gente aglomerada na porta de alguns estabelecimentos comerciais. Com isso, o transporte também passou a transportar mais pessoas. Consequentemente, nas últimas semanas nota-se um ritmo acelerado de novos infectados na cidade.

>Simões Filho registra 9 casos de coronavírus em 24 horas

Números não deixam dúvidas

Após a flexibilização, o município de Simões Filho aumentou sete vezes mais o número de casos e registrou 3 mortes em decorrência da infecção. Atualmente o município tem 43 casos confirmados da doença, 185 suspeitos foram investigados e descartados, 10 aguardam resultado do exame. 17 dos 43 casos confirmados já estão recuperados da doença.

Decreto de Dinha não seguiu recomendação do Governo do Estado

Na ocasião da publicação do decreto de flexibilização do comercio de Simões Filho, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) manifestou preocupação com a flexibilização no funcionamento do comércio não só em Simões Filho, mais em diversas cidades baianas. Na oportunidade, Rui Costa fez um alerta aos municípios baianos que estão com casos frequentes de coronavírus. Segundo ele, a flexibilização do comércio e do isolamento social abre o “risco de morrer milhares”. Para Rui, em cidades que não apresentam novos casos há 14 dias é possível uma reabertura, mas não em municípios com casos sendo confirmados com frequência abaixo desses limites de dias.

>Governador critica flexibilização do comércio em cidades com novos casos de coronavírus

Comentários estão fechados.