Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Cidadãos que aguardam na fila do INSS podem COMEMORAR essa importante notícia

Com o novo programa e o esforço dos profissionais do INSS, a expectativa é reduzir em até 45 dias o prazo de análise dos pedidos.

Cidadãos que aguardam na fila do INSS podem COMEMORAR essa importante notícia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou um total de 1.794.449 requerimentos em análise no mês de junho, referentes a benefícios. Dentre esses, 596.699 pessoas aguardavam perícias médicas e 1.197.750 estavam em processo de análise administrativa.

Esses números foram divulgados no Portal da Transparência Previdenciária, lançado no dia 5 de julho. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que, com o novo programa e o esforço dos profissionais do INSS, a expectativa é reduzir em até 45 dias o prazo de análise dos pedidos até o final deste ano.

O objetivo do projeto é fornecer os dados do INSS e da perícia médica federal, permitindo que a população acompanhe os resultados do trabalho realizado para agilizar a análise de benefícios e reduzir as filas.

Aceleração do processo de análise dos benefícios

“Nosso objetivo é alcançar um prazo de 45 dias de dezembro, e estamos trabalhando intensamente até em parceria com a Dataprev e outros ministérios para aumentar a automação, evitando retrabalhos na análise de documentos e, consequentemente, acelerando o processo de análise dos pedidos de benefícios. Em 2024, teremos um novo INSS a serviço da população”, afirmou o ministro em uma coletiva de imprensa, ao lado do novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

No painel do Portal, os cidadãos podem consultar informações sobre aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada), salário-maternidade, auxílio-reclusão, entre outros. Além disso, o painel apresenta o número de benefícios que estão na fila há mais de 45 dias, prazo estabelecido pela legislação para a conclusão da análise dos requerimentos. Após esse período, o INSS é obrigado a pagar a correção monetária quando os benefícios são concedidos.

O endereço do Portal da Transparência Previdenciária é: www.gov.br/inss/pt-br/portal-transparencia.

Volta do bônus de produtividade

Outra medida que contribuirá para a redução do estoque de pedidos em análise é a reintrodução do bônus de produtividade. Com uma nova abordagem, a gratificação poderá ser recebida pelos servidores que aumentam sua produção diária. Lupi afirmou que a medida provisória com as novas diretrizes para o bônus deve ser publicada na próxima semana.

Veja também: EXCELENTE NOTÍCIA para quem quer financiar pelo Minha Casa, Minha Vida

Comentários estão fechados.