Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

CNH Digital: Tem o mesmo valor que a Habilitação de papel

Motoristas já podem acessar fazer gratuitamente a versão Digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) em seus smartphones. O serviço funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pela Google Play Store e pela App Store. A adesão é opcional e totalmente de graça. Tudo pode ser feito pela internet, sem sair de casa.

Pré-Requisitos

  • Ter uma CNH física válida com QR Code impresso no verso;
  • Realizar o cadastro gratuito no Portal de Serviços do Denatran.
  • Baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, pela Google Play Store (Android) e pela App Store (iOS).

Forma de Solicitação

Após realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, você vai receber um e-mail com o link para ativação do registro. Vencida essa etapa, acesse o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu dispositivo móvel, faça o login e clique no símbolo + para adicionar a CNH Digital.

A autenticação que permite gerar o documento eletrônico pode se dar de três formas: diretamente pelo celular, com uso de certificado digital, ou através da validação do e-mail e do número de celular previamente cadastrados no Detran.

Se a opção for pelo celular, faça a leitura do QR Code impresso no verso da sua CNH física. Depois, faça a validação biométrica por reconhecimento facial, através da câmera do celular. Essa etapa é para garantir que é você mesmo quem está sendo identificado.

Confirmada a validação, será solicitado informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CNH Digital no dispositivo móvel.

O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado.

Observação: Uma vez adicionada à Carteira Digital de Trânsito, a CNH eletrônica poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

É importante informar que a versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada. O condutor será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Quanto custa?

A geração da CNH eletrônica não tem custo. Mas, se o seu documento físico tem data de expedição anterior a 02/05/2017 e você não quer esperar pela sua próxima renovação, pode solicitar uma nova CNH com QR Code.

Comentários estão fechados.