Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Como limpar corretamente as panelas antiaderente sem estragar

Como limpar corretamente as panelas antiaderente sem estragar
Como limpar corretamente as panelas antiaderente sem estragar

Como limpar corretamente as panelas antiaderente sem estragar

Lavar uma panela antiaderente apresenta um grande dilema: esfregar ou não? É que se usarmos algum tipo de pano de metal para remover gordura ou restos de comida, provavelmente iremos estragá-lo para sempre e não poderemos mais usá-lo sem correr o risco da comida grudar.

A grande maioria das propagandas afirmam que nada vai grudar em uma panela, mas sabemos que nem sempre é assim e muitas vezes vemos que há uma grande quantidade de sedimento aderido a ela que não sabemos como remover.

>>Mousse de leite em pó: uma sobremesa fácil e muito saborosa

O que você não deve fazer

Um dos erros mais comuns é colocá-los debaixo d’água assim que terminarmos de cozinhar, pensando que isso vai evitar que as sobras grudem ou permitir uma melhor remoção. Este costume é terrivelmente contraproducente, é muito melhor esperar o material esfriar, pois mudanças repentinas de temperatura afetam o metal.

Outra coisa que temos que banir são os esfregões de metal, pois eles só arranham e removem os esmaltes da superfície, fazendo com que os alimentos grudem cada vez mais.

Como Limpar

Para saber qual a limpeza mais conveniente para a panela, é importante saber do que ela é composta. Caso tenham um revestimento antiaderente, uma mistura de bicarbonato, vinagre e água será o ideal, não só pela grande capacidade de remoção de gorduras, mas também por serem substâncias com muito pouco poder abrasivo.

>>Banho de brilho com aloe vera para cabelos grisalhos

1- Utilize bicarbonato para remover alimentos grudados

Sim, as panelas antiaderentes são melhores que as comuns em relação aos alimentos que grudam no fundo, mas nada é perfeito, não é mesmo? Então, não fique chateado quando uma fritura ou outra acabar grudando na sua frigideira, e muito menos pense em esfregar uma palha de aço ou um garfo no teflon!

O mais indicado, nesse caso, é utilizar uma solução de bicarbonato de sódio com água, deixando-a de molho na panela por 20 minutos, aproximadamente. Com ela, a sujeira irá “derreter” e a remoção se tornará bem mais fácil.

2- Remova o excesso de gordura com vinagre

Caso sua receita resulte em gordura acumulada na sua panela, não se preocupe: você pode dissolvê-la com uma mistura de vinagre e água quente. É só deixar a panela de molho nessa mistura e lavar depois.

>>Máscara facial ‘efeito lifting’ para obter uma pele firme e sem rugas

3- Tenha cuidado ao guardá-las

Não se esqueça de guardar suas panelas com bastante cuidado, pois elas também podem acabar arranhando dentro do armário. Para evitar essa situação, você pode colocar uma folha de papel toalha ou algum paninho entre suas panelas, evitando que suas superfícies estejam em contato direto umas com as outras.

Além disso, não guarde garfos, facas ou outros itens cortantes/de metal junto delas.

>>Aprenda a preparar uma pizza de frango de liquidificador

Comentários estão fechados.