Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Falta de recadastramento do Bolsa Família faz bloquear ou cancelar benefícios

O Brasil conta com mais de 50 milhões de famílias cadastradas no Cadastro Único, deste total uma média de 13 milhões famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Essas famílias, que recebem o Bolsa Família, equivalem, aproximadamente, a 8% da população total do país, e inclui milhões de famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza.

Todos os anos o Ministério da Cidadania envia para as gestões municipais instruções operacionais e relações das famílias para atualização cadastral e algumas destas famílias acabam tendo os benefícios bloqueados ou cancelados devido a falta de atualização.

O que pode bloquear ou cancelar o benefício

É muito importante destacar que, para o Ministério cancelar ou bloquear um benefício, três coisas podem ter acontecido: a falta de atualização cadastral, que deve acontecer a cada dois anos; a auditoria do Ministério constar aumento da renda familiar, ou a renda per capita acima do estabelecido pelo Bolsa Família.

Outros motivos apontados são: a retirada e ausência de saque (se o beneficiário não for sacar o beneficio por mais de três meses), idade acima do permitido (jovem com 18 anos), exclusão do cadastro, geração indevida (foi gerada uma folha de pagamento com beneficiários fora do perfil do PBF), e mudança de domicílio.

Além do Bolsa Família, o Cadastro Único dá acesso a outros benefícios como: BPC – Benéficio de Prestação Continuada, TSEE – Tarifa Social de Energia Elétrica (para famílias com renda per capita de até ½ salário), ID jovem, Conversor Digital, Habitação Popular. Quem recebe algum destes benefícios precisa manter seu cadastro sempre atualizado, caso contrário poderá ter o benefício bloqueado, cancelado ou até mesmo excluído.

Atualização

Todo cidadão precisa manter os seus dados atualizados, inclusive as informações pessoais. Isto é fundamental, pois só com o procedimento é possível continuar recebendo o recurso.

O Governo Federal tem um fixo determinado, portanto, o recadastramento Bolsa Família deve ser feito após um ano. Este cuidado evita que ocorra as fraudes no pagamento. Por isso é importante que o beneficiário fique atento ao extrato bancário, pois é nele que o Governo informa sobre a atualização.

Quando e onde atualizar

Os beneficiários que tiverem mais de dois anos sem atualização do cadastro devem procurar urgentemente o CRAS ou a Prefeitura de sua cidade. Geralmente os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Informações sobre o programa podem ser obtidas por meio do número: 0800 707 2003

Passo a passo recadastramento Bolsa Família

A seguir confira como fazer o recadastramento Bolsa Família:

  • O beneficiário recebe a convocação através do extrato de pagamento;
  • Este documento informa sobre a atualização cadastral;
  • Logo o beneficiário deve seguir até o setor responsável pelo Bolsa Família – CRAS ou Prefeitura.
  • Siga as orientações dos atendentes e mantenha o seu cadastro atualizado.

Aplicativo facilita acesso aos dados do Cadastro Único

Para acessar as informações inseridas no Cadastro Único de forma prática, os cidadãos podem utilizar o aplicativo Meu CadÚnico – Consulta Cidadão no celular, disponível para download em aparelhos com os sistemas Android e IOs. A ferramenta permite aos beneficiários saber quais os documentos necessários para se inscrever no Cadastro Único, consultar dados como a situação cadastral da família, além de conferir se os registros do Bolsa Família estão em dia e localizar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo para atualizar os dados.

Após baixar o aplicativo, o beneficiário deve digitar as mesmas informações que foram inseridas no Cadastro Único. Com o Meu CadÚnico, o usuário não precisa ir mais ao Centro de Referência em Assistência Social ou a um posto de cadastramento para consultar suas informações.

Além disso, o aplicativo proporciona que o usuário tenha o comprovante de cadastramento online a partir do leitor de QR Code, um código que pode ser escaneado pela câmera fotográfica do celular e compartilhado por e-mail, por exemplo.

A ferramenta traz também informações sobre os principais programas sociais que as pessoas inscritas no Cadastro Único podem ter acesso, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Bolsa Família.

Comentários estão fechados.