Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Ficha Limpa pode barrar 278 candidaturas na Bahia

Ao menos 278 que concorrerem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano na Bahia podem ter os registros de candidatura impugnados por serem considerados ficha-suja perante a Justiça Eleitoral, segundo levantamento do Ministério Público eleitoral.

Como o tempo de campanha e o registro de candidaturas aconteceu mais tarde do que em pleitos anteriores, a previsão da Justiça Eleitoral é que diversos políticos deverão concorrer com os registros ainda sob análise. Caso posteriormente eles sejam barrados, os votos que receberam são considerados nulos.

Não poderão disputar as eleições políticos que tiveram as contas rejeitadas quando ocuparam cargo ou função pública ou foram condenados em segunda instância por crimes como corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

Até agora na Bahia, foram pesquisados no sistema informações sobre 467 mil candidatos. Além do Ministério Público, os candidatos e partidos também podem pedir a perda de registro de adversários à Justiça Eleitoral.

A Lei da Ficha Limpa completa seis anos em 2016 e deve ter plena efetividade em uma eleição geral. A legislação representa a proibição da candidatura de políticos que tenham sido condenados por órgão colegiado em processos criminais ou por improbidade administrativa, e daqueles que renunciaram ao cargo eletivo para escapar da cassação.

Comentários estão fechados.