Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Hemoba móvel estará em Simões Filho; saiba local de atendimento

Doadores voluntários podem se dirigir à Praça da Bíblia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. A unidade móvel vai atender os candidatos a doação de sangue e cadastro de medula óssea a partir nos dias 06, 07, 08 e 09 de outubro. Doadores voluntários podem se dirigir à Praça da Bíblia, Centro, para realizar a doação. A coleta de sangue acontece das 8h às 17h.

A vinda do Hemoba só foi possível após uma reunião na manhã desta quinta-feira (24), entre representantes da Fundação de Hematologia e a Prefeitura de Simões Filho através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A expectativa é de que 120 candidatos à doação visitem o Hemóvel por dia para que assim a Fundação consiga atender à demanda dos hospitais públicos da Bahia. O intuito é também sensibilizar os cidadãos a se tornarem doadores fidelizados de sangue.

Lembrando que o Hemóvel precisa interromper suas atividades por 1 hora para alimentação da equipe – o horário da pausa poderá variar de acordo com o fluxo de doadores. Os cadastros de doadores serão encerrados assim que completar a capacidade máxima de atendimentos diários.

Quem pode doar? – Doar sangue é seguro, por isso, qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, podem doar. Para doar sangue é preciso estar em condições ideais: sentir-se bem, com saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 18 e 69 anos de idade. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. No dia da doação é importante não estar em jejum, ter repousado por no mínimo 6h na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos. Antes do procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e depois é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

Quem não pode doar? Não podem doar sangue quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.

Homens: podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 61 dias entre as doações.

Mulheres: podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 91 dias entre as doações.

Comentários estão fechados.