Inep abre processo seletivo para certificadores que irão trabalhar no Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para a formação da Rede Nacional de Certificadores (RNC), que será responsável pela certificação e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nos dias 5 e 12 de novembro.
Para concorrer às vagas, podem se candidatar servidores públicos do Executivo federal e professores das redes públicas de ensino estadual e municipal, que estejam no exercício da docência em 2023. É necessário ter o ensino médio como formação mínima e não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou quaisquer parentes de até terceiro grau inscritos no exame. No momento da inscrição, é possível escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação.
Resultado do processo seletivo
A lista dos selecionados para participar do curso de capacitação e das demais etapas do processo seletivo estará disponível no Sistema RNC. O Inep informa que os candidatos com inscrição confirmada poderão realizar o curso de capacitação de forma online, por meio de uma plataforma virtual, de acordo com o número de vagas disponíveis.
Os colaboradores da rede terão que certificar, presencialmente, os procedimentos corretos de aplicação durante os dias de prova do Enem 2023. Além disso, eles serão responsáveis por registrar as informações da aplicação em um sistema eletrônico e por comunicar ao Instituto quaisquer ocorrências identificadas durante o processo.
Os interessados têm a oportunidade de se inscrever até o dia 24 de julho, através do Sistema RNC. O Inep divulgou o Edital nº 43 no Diário Oficial da União, com todas as diretrizes e informações sobre o processo seletivo.
Essa iniciativa visa garantir a qualidade e a execução correta do Enem, um dos principais exames educacionais do país, que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes no ensino médio e servir como requisito de acesso ao ensino superior em universidades e instituições públicas e privadas. A participação na RNC proporciona uma oportunidade única para os selecionados contribuírem de forma direta e ativa na realização dessa importante avaliação nacional.
Veja também: ALERTA de alta nos preços da cesta básica ASSUSTA os brasileiros