INSS: prova de vida será realizada no mês do aniversário em 2022

INSS:  prova de vida será realizada no mês do aniversário em 2022
INSS: prova de vida será realizada no mês do aniversário em 2022

INSS: prova de vida será realizada no mês do aniversário em 2022

A partir de 2022 a prova vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será realizada no mês do aniversário do beneficiário. A mudança foi publicada na portaria Nº 1.366, de 14 de outubro de 2021 e anunciada na página oficial do INSS nesta sexta-feira (15).

Atualmente, a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa de acordo com a Lei 14.199/2021, de 2 de setembro de 2021.

A prova de vida é uma exigência para manutenção do benefício e o não cumprimento leva a sanções que podem chegar à suspensão do pagamento por falta de atualização cadastral.

Em 2020, a exigência da prova de vida foi suspensa em razão da pandemia de covid-19. O presidente Bolsonaro chegou a vetar a suspensão 2 de setembro de 2021 mas o veto foi derrubado pelo Congresso e no dia 06 de outubro o presidente teve que promulgar a lei que suspende, até 31 de dezembro de 2021.

Os beneficiários que não realizaram a prova de vida desde novembro de 2020 até dezembro de 2021 deverão realizar o procedimento no início de 2022 por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.

>>Bolsonaro diz que determinará redução da bandeira tarifária na luz

Como fazer a prova de vida

 A forma mais comum de fazer a prova de vida é no banco onde o segurado recebe o pagamento do benefício. Os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida. Muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida, como a retirada de um extrato bancário no caixa eletrônico (veja abaixo as regras de alguns bancos).

No caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto. Entre os maiores bancos do país, apenas o Banco do Brasil oferece a opção de fazer a prova de vida por meio do aplicativo (veja mais abaixo). O segurado fica sabendo que precisa fazer a prova de vida no próprio banco em que recebe o benefício, pelo aplicativo do Meu INSS, caso tenha sido selecionado para fazer a biometria facial, ou pelo telefone 135.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode utilizar os canais citados anteriormente que funciona de segunda a sábado, das 7 da manhã às 22 horas.

>>INSS: confira o calendário de pagamento do mês de outubro 

Veja mais